O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Graduação de Tecnologia em Alimentos conquista nota máxima em avaliação nacional

ENSINO Data de Publicação: 22 out 2018 13:30 Data de Atualização: 28 ago 2019 15:41

O Câmpus São Miguel do Oeste comemora a notícia recebida na semana que passou: o curso superior de Tecnologia de Alimentos recebeu a nota máxima do Ministério da Educação (MEC).

Dois avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estiveram no IFSC nos dias 1 e 2 de outubro. O relatório preliminar deles, com as avaliações de três quesitos, foi divulgado nos últimos dias. A organização didático-pedagógica do curso recebeu nota 4,39; o Corpo Docente e Tutorial ficou com a média 4,81; e a Infraestrutura com nota 4,56. Ao final, Tecnologia em Alimentos apresentou conceito 4,61, que está enquadrado na faixa de conceito 5, nota máxima.

"O curso superior de Tecnologia em Alimentos é o primeiro curso de graduação do Câmpus São Miguel do Oeste e o resultado da avaliação do INEP demonstra o comprometimento da instituição com a formação de profissionais altamente capacitados e preparados para atuarem na área de alimentos", comemora a coordenadora Stefany Arcari.

A aluna Aline Balbinot, do 4º semestre, concorda. Apesar de estar no segundo de cinco anos de curso, a estudante já consegue atuar na empresa da família, produzindo queijo colonial. “Consigo aplicar a maioria dos conhecimentos obtidos, na parte de industrialização, controle de qualidade, empreendedorismo, marketing, e vários outros”, cita.

O conhecimento de Aline também se deve ao fato de ela ter cursado no próprio câmpus o Ensino Médio com o Técnico em Alimentos(inscrições aqui). “Eu acompanho os passos da instituição há mais de cinco anos e o conceito cinco no MEC foi um processo construtivo. Me sinto muito orgulhosa em fazer parte de um curso superior de uma instituição federal tão renomada. E isso possibilita que eu não precise sair de casa para cursar uma graduação em uma instituição de qualidade”, afirma a estudante que mora em Guaraciaba, cidade vizinha a São Miguel do Oeste.

O estudante Evandro Zenaro, faz questão de utilizar a palavra “excelente” para descrever a graduação. Ele gostou tanto que influenciou a filha Renatha a cursar também. Atualmente, ele cursa o 6º semestre e ela está no 4º. "Fiquei 20 anos sem estudar e consegui voltar. Foi o que sempre procurei. Minha filha também ama o curso. Ele abre portas para quem ainda está cursando, imagina quando nos formarmos”, afirma.

Evandro também acredita que a comunidade em geral só tem a ganhar, pois terá profissionais de qualidade “já que os professores têm ótima formação e exigem dedicação dos alunos, e a estrutura física oferecida pela IFSC também é excelente”.

Além da sala de aula, Evandro tem a oportunidade de participar da Comissão Própria de Avaliação (CPA), o que inclusive o fez ter contato com os avaliadores do Inep. Já a estudante Aline Balbinot foi bolsista de projetos de pesquisa e extensão, como o projeto Rondon e no mês de novembro vai para Goiás, na operação Extensão Brasil. “Também temos o projeto permanência e êxito, que trabalha a parte social, auxiliando a nos formarmos seres humanos pensantes dentro de uma profissão, cidadãos críticos e ativos na sociedade”, lembra.

Foram principalmente as oportunidades extra-classe que também encantaram Mariana Demarco. Formada na primeira turma do curso, ela teve a oportunidade de participar do Propicie, o programa de Intercâmbio do IFSC, e ficou três meses em Portugal, em 2014. A pesquisa desenvolvida em outro país e outras inúmeras produzidas no próprio câmpus, durante a graduação, auxiliaram para fortalecer o aprendizado de Mariana e fazê-la chegar ao Mestrado da UFSC em Ciência dos Alimentos.

“Após concluir o curso superior, eu ingressei direto no Mestrado e, essa conquista, com certeza foi fruto do que aprendi e do que foi repassado a mim durante esses anos no IFSC. Eu tenho inúmeros benefícios pra citar sobre o curso de Tecnologia em Alimentos, mas um ponto muito forte é o incentivo à pesquisa, além da inigualável preparação e dedicação dos professores com o curso e com os alunos”, destaca.

Conheça mais sobre o curso

O curso superior de Tecnologia em Alimentos, ofertado no Câmpus São Miguel do Oeste do IFSC, possui nove laboratórios específicos para formação do profissional Tecnólogo em Alimentos: Laboratório de Vegetais e Panificação, Leites e Derivados, Carnes e Derivados, Microscopia, Biotecnologia, Microbiologia, Bromatologia, Análise Sensorial e Análise Instrumental.

Esse último conta com equipamentos sofisticados para análise de alimentos, como texturômetro, cromatógrafo líquido de alta eficiência e cromatógrafo a gás. Além disso, 60% do corpo docente possui formação em nível de doutorado e, os 40 % restantes, em nível de mestrado. E mais de 60% dos docentes do curso possuem experiência na indústria, nas áreas de controle de qualidade, produtos cárneos, produtos lácteos, bebidas, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e microbiologia.

O curso tem como objetivo formar profissionais capacitados para desempenhar atividades no processamento de alimentos e bebidas, com foco na concepção e difusão de tecnologias, gerenciamento do processo de produção, incremento da capacidade empreendedora, comprometimento com o desenvolvimento regional sustentável e com a redução do impacto ambiental.

A graduação é ofertada no período noturno, com 2.400 horas de aulas, das quais parte da carga horária é a distância. O curso pode ser realizado no período mínimo de 3 anos e máximo de 6 anos, contando com 250 horas de estágio curricular obrigatório, 200 horas de Trabalho de Conclusão de Curso e 150 horas de Atividades Complementares. São ofertadas 40 vagas anuais, com ingresso no primeiro semestre letivo, por meio do Sisu.

ENSINO NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.