O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Curso de Gastronomia obtém conceito máximo no Enade

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE Data de Publicação: 09 mar 2017 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:26


O curso superior de tecnologia em Gastronomia do Câmpus Florianópolis-Continente conquistou conceito 5, o maior possível, em avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Foi um dos cinco cursos da área no País a alcançar esse conceito e o único em Santa Catarina. A nota é resultado de uma prova feita por 24 estudantes concluintes em novembro de 2015 e foi divulgada na última quarta (8) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep).

O Enade é aplicado aos estudantes que estão se formando no ensino superior. Um grupo diferente de cursos é escolhido por ano e a cada três anos todos os cursos devem ter sido avaliados. A prova possui questões de formação geral (10, sendo oito objetivas e duas discursivas) e de conhecimento específico (30, sendo 27 objetivas e três discursivas). Em 2015, foram avaliados 8.121 cursos em todo o país, com 447.056 participantes.

 

A nota obtida pelo curso de Gastronomia do Câmpus Florianópolis-Continente (4,2006) coloca-o em décimo lugar entre todos os cursos de graduação de Santa Catarina no Enade, considerando instituições públicas e privadas. “Quando pensamos no PPC [Projeto Pedagógico de Curso] do curso, pretendemos preparar por meio do conhecimento acadêmico o futuro profissional competente ao mercado e estamos no caminho certo”, comemora a coordenadora do curso, Soraya Kobarg Oliveira. Atualmente, cerca de 100 alunos estão matriculados no curso.

A diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do câmpus, Jane Parisenti, considera que o corpo de servidores qualificado e comprometido e o projeto do curso ajudam a explicar a boa nota obtida. “Temos um corpo docente e pessoal administrativo dedicados a atender da melhor maneira um câmpus que possui ofertas diversas, que vão da formação inicial à graduação. O projeto do curso foi muito bem feito também, com foco tanto na produção quanto na gestão”, explica.

O curso de Gastronomia tem entrada anual, sempre no primeiro semestre, e duração de três anos. Os estudantes fazem estágio obrigatório no final do curso e, dos formados, muitos vão trabalhar em grandes restaurantes e hotéis ou abrem seus próprios negócios, conforme conta a diretora Jane Parisenti. Fique atento: a partir do ingresso para o semestre 2018/1, o processo seletivo para esse curso vai ser feito via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Gestão Pública

Outro curso do IFSC avaliado no Enade 2015 foi o de Gestão Pública, oferecido a distância. Com 305 concluintes fazendo a prova, o curso teve conceito 3 (nota 2,3473). Ficou em 43º entre os cursos da área no País e segundo em Santa Catarina, entre cinco avaliados.

CPC

O Inep divulgou também na quarta o Conceito Preliminar de Curso (CPC), um indicador de qualidade que agrega variáveis como Conceito Enade, titulação e regime de trabalho do corpo docente percepções dos estudantes sobre a organização didático-pedagógica, infraestrutura e as oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional.
 

O curso de Gastronomia do Câmpus Florianópolis-Continente ficou também entre os melhores. Com conceito 4 (o máximo é 5) e CPC Contínuo de 3,6363, foi o terceiro melhor curso de gastronomia do País e o melhor da área em Santa Catarina na avaliação (11º no estado na soma de todos os cursos).

O curso de Gestão Pública teve conceito CPC 3 e nota 2,0966, ficando em segundo da área em Santa Catarina (entre cinco cursos) e 36º no País.

 



Por Coordenadoria de Jornalismo IFSC

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.