O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmpus Criciúma tem trabalho selecionado para a Feira Estadual de Matemática

ENSINO Data de Publicação: 16 ago 2018 14:19 Data de Atualização: 16 ago 2018 14:28

A Matemática está em tudo. Na economia doméstica, no planejamento das cidades, nos jogos, na vida das pessoas. Está também na sala de aula. Só na Feira Regional de Matemática, realizada nesta quarta-feira (15), centenas de visitantes puderam conhecer 37 aplicações da Matemática no cotidiano. Cinco trabalhos foram selecionados para o evento estadual, incluindo uma pesquisa de estudantes do Câmpus Criciúma.

A Feira de Matemática tem como objetivo despertar nos estudantes o interesse pela Matemática e incentivar a inovação em sala de aula, além de promover trocas entre professores e escolas. Gustavo ressalta que um dos aspectos da Feira é apresentar trabalhos que mostrem a aplicação da Matemática no cotidiano das pessoas.

O envolvimento dos estudantes em torno de uma situação real, que diz respeito às suas próprias vidas, contribuiu para a melhor compreensão de conceitos como média, mediana moda e tendência central. “Todos os alunos se envolveram na pesquisa. Como estávamos falando de uma situação real, aprendemos melhor. Era uma situação, os alunos se envolveram e aprenderam melhor os conceitos de Estatística”, afirma Mariane. O trabalho foi selecionado para a Feira Estadual de Matemática, que acontece de 24 a 26 de outubro, em Massaranduba.

O Câmpus Criciúma teve dois trabalhos apresentados na Feira. Na categoria para o Ensino Superior, os estudantes de Engenharia Mecatrônica, Fernando Zambotti e Sabrina de Souza, apresentaram o trabalho “Estudo comparativo da obtenção de sólidos via geometria espacial e via cálculo diferencial e integral”, sob orientação dos professores Iuri Spacek e Gustavo Berti. Um dos objetivos do trabalho foi minimizar as dificuldades dos estudantes do curso no domínio nas técnicas de cálculo.

Na categoria Ensino Médio Integrado, os estudantes Mariane Menegasso Machado, do curso técnico em Edificações, e Otávio Vieira, do curso técnico em Mecatrônica, apresentaram o “Perfil dos alunos dos terceiros anos do IFSC Criciúma: uma aplicação do conteúdo de Estatística”, orientados pela professora Sandra Scremin. Os alunos fizeram uma pesquisa com 99 alunos de terceiro ano dos cursos técnicos integrados do Câmpus Criciúma, levantando desde a média de horas de sono até o gasto diário dos estudantes com transporte e alimentação, além de questões que afligem os formandos, como qual carreira seguir depois do IFSC. A intenção é apontar possíveis fatores que interferem no desempenho dos alunos, levando sugestões de melhorias à direção do Câmpus.

“Os trabalhos deste ano foram muito bons, a maioria explorando a interdisciplinariedade, ou seja, a Matemática aplicada em outras ciências. Os trabalhos sempre têm aspectos visuais, materiais concretos, e isso ajuda a despertar o interesse dos alunos. É resgatar o gosto do aluno pela matemática e incentivar os professores a trabalharem com esse tipo de contexto, saindo da abordagem estritamente teórica”, explica o professor.

“O IFSC vem atuando nas três últimas edições da Feira Regional de Matemática, encabeçando a organização junto com a Gered e a secretaria de Educação de Criciúma, este ano com a intenção de regionalizar o evento, em parceria com a secretaria de Educação de Cocal do Sul. Partindo da experiência desse ano, achamos válido que outras cidades da região possam sediar a Feira, para que ela seja efetivamente regional”, explica o professor de Matemática do IFSC, Gustavo Berti.

A sexta edição da Feira foi realizada em Cocal do Sul, resultado de uma parceria entre a secretaria municipal de Educação, a Gerência Regional de Educação (Gered), a secretaria de Educação de Criciúma e o Câmpus Criciúma do IFSC. A união entre as instituições trouxe de volta à região o movimento das feiras de Matemática. Em 2017, Criciúma sediou a Feira Estadual.

Trabalhos indicados – 6ª Feira Regional de Matemática Criciúma

Categoria Educação Infantil
Conhecendo nosso dinheiro: consumindo com responsabilidade
IEI Os Amigos (Cocal do Sul)

Categoria Ensino Fundamental – Anos Iniciais
Quanto vai custar a festa?
EEB Professora Maria da Glória Silva (Içara)

Categoria Ensino Fundamental – Anos Finais
São Cristóvão contra a fome
EEF São Cristóvão (Criciúma)

Categoria Ensino Médio
Usando o teodolito nos cálculos de distâncias
EEB Toneza Cascaes (Orleans)

Categoria Ensino Médio Integrado
Perfil dos alunos dos terceiros anos do IFSC Criciúma: uma aplicação do conteúdo de Estatística
IFSC Câmpus Criciúma (Criciúma) 

ENSINO

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.