Oportunidades

Oportunidades

Experiências para complementar a sua vida acadêmica

Além de participar das aulas, o IFSC possibilita que os alunos enriqueçam a sua vivência escolar e o seu currículo por meio de projetos de ensino, pesquisa e extensão. Dentro e fora da instituição, também é possível encontrar formas de colocar em prática o conhecimento adquirido em sala.

Confira também as oportunidades locais no site do seu câmpus

Estágio e Emprego

Os estágios concedem experiência no mercado de trabalho aos estudantes de todos os cursos, ampliando seus conhecimentos e contribuindo para sua formação. Após concluir o curso, sua qualificação pode lhe garantir uma boa colocação profissional.

Ensino, Pesquisa e Extensão

Além de participar das aulas, você pode ampliar ainda mais o seu conhecimento por meio de projetos de extensão, que envolvem a comunidade, e de pesquisa, aprofundando seus estudos, além dos projetos de ensino, que contribuem com uma formação integral. O IFSC oferece diversas bolsas e oportunidades para os alunos se dedicarem a essas atividades.

Desafio IFSC de Ideias Inovadoras

O Desafio IFSC de Ideias Inovadoras é uma competição de caráter educacional voltada ao empreendedorismo e à inovação tecnológica, com o objetivo de estimular a cultura do empreendedorismo no IFSC, preparando os alunos para os desafios do mercado e para perceber e aproveitar as oportunidades de negócios inovadores. As melhores ideias recebem apoio financeiro para serem colocadas em prática!

Apoio a eventos

Sabemos como a participação em eventos extracurriculares é importante na formação dos estudantes. Por isso, por meio de um edital anual, com chamadas mensais, oferecemos auxílio financeiro para pagamento de passagens, inscrição, hospedagem e alimentação. A ajuda de custo pode ser dada para a participação em eventos acadêmicos, esportivos e/ou culturais de âmbito estadual, regional, nacional e internacional.

Pibid e Residência Pedagógica

O Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência (Pibid) e o Programa de Residência Pedagógica são programas da Capes que contribuem para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica, concedendo recursos financeiros para desenvolvimento de projetos e bolsas a alunos de licenciatura.

Programa de Educação Tutorial (PET)

O Programa de Educação Tutorial (PET) é desenvolvido por grupos de estudantes de graduação, com tutoria de um docente. Os participantes são selecionados via edital e recebem bolsa auxílio enquanto participam do programa. No IFSC, o PET é ofertado por cursos do Câmpus Florianópolis.

Empresa Júnior

A Empresa Júnior é uma sociedade civil sem fins lucrativos, formada por alunos de curso superior, sob a orientação de professores.

Equipes de competição

Uma equipe de competição é uma iniciativa acadêmica em que um grupo de estudantes se organizam em um time com o objetivo de participar de competições de natureza acadêmica representando oficialmente a instituição. As equipes podem ser permanentes ou temporárias. 

Intercâmbio Estudantil

Alunos do IFSC têm a oportunidade de participar de editais de seleção para estudar em outro país através de programas de intercâmbio com instituições de ensino estrangeiras.

Oportunidades externas

Confira oportunidades em outras instituições e empresas que podem ser interessantes para alunos do IFSC.

Editais encerrados

Confira editais antigos e que já encerraram as inscrições.

Voltar ao Top

Voltar ao Topo