Projeto do IFSC vence prêmio Joinville Faz Bem 2024 na categoria Inovação

INOVAÇÃO Data de Publicação: 26 abr 2024 17:09 Data de Atualização: 26 abr 2024 17:23

O “Jogo da Dengue – Francisca, sem tempo para a dengue”, desenvolvido por estudantes do curso técnico integrado em Eletroeletrônica do Câmpus Joinville do IFSC, foi vencedor do prêmio Joinville Faz Bem 2024, na categoria Inovação.

O prêmio é realizado pela promovido pela NSC TV como objetivo valorizar pessoas, entidades e iniciativas que se destacam na cidade. A revelação dos vencedores e entrega da premiação foi realizada na quinta-feira (25), no Joinville Garten Shopping.

Os finalistas foram divididos em oito categorias: educação, meio ambiente, cultura, inovação, esporte, projeto social, indústria e joinvilense do ano. A escolha dos vencedores aconteceu por votação popular no G1 Santa Catarina. Neste ano, foram recebidos mais de um milhão de votos. O Jogo da Dengue recebeu 74,52% dos votos da categoria.

A equipe responsável pelo projeto é formada pelos professores André Bonetto Trindade e Joice Luiz Jeronimo e pelos estudantes Maria Rita Lemos (bolsista) e João Gabriel Francês (voluntário).

A professora Joice explica que a premiação foi um excelente reconhecimento do trabalho realizado no Laboratório de Desenvolvimento de Jogos Aplicados. “Ficamos muito felizes, primeiro pela indicação. Ser premiado, ainda em voto popular, foi gratificante. Foi uma forma de mostrar como o nosso trabalho, dentro do IFSC, faz bem e é importante”. Ela também agradece aos alunos do Câmpus Joinville que fizeram uma campanha de divulgação da votação. Além disso, a divulgação da NSC ajudou a levar o projeto a “lugares que a gente ainda não tinha chego com o projeto. Dessa forma, conseguimos divulgar nosso projeto sobre a conscientização sobre a dengue”, completa Joice.

-> Veja a lista de todos os vencedores e o vídeo da premiação

O que é o Jogo da Dengue

Desenvolvido como projeto de extensão no curso técnico integrado em Eletroeletrônica, o jogo é uma forma divertida de aprender a identificar e eliminar os focos do mosquito transmissor da dengue. Com o título de “Francisca: sem tempo para a dengue”, ele está disponível gratuitamente nas versões web e mobile.

A personagem principal é Francisca, uma estudante do IFSC que está atrasada para a prova de biologia na escola. Com a ajuda de uma capivara de estimação, ela precisa atravessar a cidade, infestada de mosquitos da dengue, o mais rápido possível para não se atrasar para o teste. Para isso é necessário combater a dengue eliminando todos os locais onde o mosquito da dengue pode depositar seus ovos.

O público-alvo do jogo são estudantes, principalmente do ensino fundamental. Pode ser utilizado em aulas como atividade de conscientização a respeito da dengue.

-> Clique aqui para baixar o jogo em versão para Android
-> Clique aqui para jogar a versão web
-> Saiba mais sobre o jogo

INOVAÇÃO