Nesta semana, o diretor do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (Cerfead), professor Marco Neiva, traz as as ações do centro e as perspectivas para a EAD do IFSC nos próximos meses. Confira:
A reestruturação do Cerfead aprovada pelo Consup em 2023, em atendimento à Portaria MEC n° 713/2021, levou a atual gestão da reitoria a uma série de ações para o desenvolvimento e fortalecimento da Educação a Distância.
Entre os anos de 2018 e 2022, os cursos na modalidade EAD, apesar de representarem 11% das vagas totais do IFSC, registraram 19% dos concluintes, conforme os dados da Plataforma Nilo Peçanha (PNP), excluídos os cursos de Formação Inicial e Continuada (FICs).
Em 2022 o IFSC tinha, em EAD, dois cursos técnicos, cinco especializações e uma licenciatura, totalizando 1.459 vagas em sete câmpus ofertantes.
Dada a alta procura e a carência de ofertas públicas e gratuitas em Santa Catarina, o Cerfead, em 2023, em uma iniciativa inédita, lançou edital no valor de R$ 250 mil para fomentar o desenvolvimento de um curso técnico de Informática para Internet (Câmpus Florianópolis), um curso técnico em Meio Ambiente (Câmpus Gaspar), além de uma licenciatura em Pedagogia Bilíngue (Câmpus Palhoça), permitindo o acréscimo de 300 vagas anuais.
Ainda em 2023, a gestão da reitoria, a partir de diálogo com os câmpus, apresentou proposta à Capes/UAB para o fomento de mais 2,4 mil vagas em cinco licenciaturas (Matemática, Letras Português-Inglês, Pedagogia Bilíngue, Ciências Biológicas e Letras Português), nove especializações (Docência na EPT, Gestão na EPT, Educação a Distância, Educação de Jovens e Adultos, Gestão Escolar, Gestão de Riscos e Desastres, Ensino de Ciências, Relações Étnico-Raciais, Direitos Humanos) e dois cursos Superiores de Tecnologia (Gestão Pública e Gestão de Tecnologia de Informação).
Com essas ações, até 2025 a expectativa é que a sociedade catarinense passe a contar com quatro cursos técnicos, 14 Especializações, cinco Licenciaturas e dois cursos superiores de tecnologia, envolvendo 12 câmpus do IFSC como ofertantes e 20 municípios atuando como polos de Educação a Distância no estado.
Ainda relacionado às ações estruturantes, até maio/2024 deve estar concluída a revisão do capítulo referente à Educação a Distância do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2025-2029, importante documento norteador relacionado à construção da identidade e saberes docente, à ampliação e consolidação da oferta formativa EaD nos campus do IFSC e à qualificação dos servidores para o exercício de suas atividades conforme as finalidades previstas na lei de criação dos institutos federais.
Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.