Intercâmbio como oportunidade de pesquisa

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 06 mai 2025 08:30 Data de Atualização: 06 mai 2025 17:35

Durante a Dupla Diplomação, o estudante de graduação realiza disciplinas e a pesquisa de mestrado em uma universidade estrangeira. Com isso, essa experiência pode trazer muitas novas perspectivas sobre sua área de atuação.

Foi sobre isso que a Juliana Loureiro Valentim, estudante do curso de bacharelado em Engenharia Elétrica do Câmpus Florianópolis, nos contou em seu relato de intercâmbio. Atualmente, ela está fazendo a Dupla Diplomação no Instituto Politécnico do Porto (IPP) e tem aproveitado muito o desenvolvimento acadêmico do mestrado em outro país. No seu relato ela conta também um pouco mais sobre como tem sido a vida por lá.

Veja o relato completo:

—---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Desde que cheguei em Portugal, tenho vivenciado uma experiência enriquecedora em muitos aspectos. No âmbito acadêmico, desenvolvendo minha tese de mestrado, estou tendo contato com conceitos de comunidades de energia. Essas comunidades promovem a geração e o compartilhamento de eletricidade renovável entre consumidores, cenário que vem ganhando força na Europa, especialmente com as diretrizes que incentivam a transição energética.

Realizar essa pesquisa tem sido uma oportunidade única para aprofundar meu conhecimento e também perceber que, apesar do enorme potencial do Brasil, ainda enfrentamos desafios regulatórios que dificultam a implementação de novas soluções no setor energético. 

Além do aprendizado técnico, a vivência em Portugal tem me proporcionado uma imersão cultural valiosa. Desde a adaptação ao ritmo de vida europeu até a interação com pessoas de diferentes nacionalidades. Cada experiência tem contribuído positivamente para minha formação. A facilidade de deslocamento e estar tão perto de novos lugares e culturas diferentes do Brasil tem sido uma experiência incrível, que amplia minha visão de mundo e permite um contato direto com realidades diversas. Também, a forma como as pessoas aqui encaram o cotidiano, valorizando a qualidade de vida e o equilíbrio entre trabalho e lazer, tem sido algo que venho aprendendo a apreciar e incorporar na minha rotina.

No geral, essa experiência tem sido desafiadora mas também extremamente recompensadora. É uma oportunidade incrível e o contato com novas culturas e perspectivas sobre o setor elétrico me motivam a continuar explorando novos assuntos e buscando formas.

BLOG DOS INTERCAMBISTAS