Aberto processo para participar do Comitê de Direitos Humanos do IFSC

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 21 mai 2021 16:09 Data de Atualização: 21 mai 2021 16:19

Servidores e estudantes interessados em atuar no Comitê Permanente de Direitos Humanos (CPDH) do IFSC têm até o dia 31 de maio para demonstrar interesse pela representação local, enviando um e-mail para a direção do câmpus ou para a Diretoria de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas (Proex) pelo e-mail: direx@ifsc.edu.br. O comitê tem como objetivo propor e desenvolver atividades e promoção de políticas de Direitos Humanos no âmbito do ensino, pesquisa, extensão e gestão. 

Caso seja necessário um processo de escolha de representantes locais, a coordenação do comitê sugere que sejam priorizadas as pessoas que já participam da comissão local de Direitos Humanos ou dos núcleos e grupos de pesquisa e extensão que tratam de temas relacionados.
 
As atividades no comitê demandam uma hora semanal de trabalho dos representantes. O mandato é de dois anos, com possibilidade de uma recondução. 
 
Hoje o Comitê conta com 22 pessoas. O processo atual não é de substituição destes membros, mas de maior composição. Segundo o presidente do comitê, Felipe José Schmidt, a proposta é que os interessados em cada câmpus, Cerfead e Reitoria façam parte de comitês locais e que sejam os representantes no comitê permanente. "De preferência que haja representação dos três segmentos: docentes, técnicos e discentes."

 
Comitê tem quatro Câmaras temáticas:


I - Inclusão: tem por objetivo auxiliar na garantia do debate, da fruição institucional, da visibilidade, formação e respeito a temas que propiciem a todos uma educação inclusiva no que tange o acesso, e a permanência exitosa no IFSC.
 
II - Gênero e Diversidade: tem por objetivo analisar, discutir, orientar e propor ações e diretrizes sobre gênero e diversidade, de forma preventiva e educativa, pautado nos direitos humanos universais, com vistas à promoção do respeito à diversidade e prevenção de atitudes discriminatórias, conforme preceitua o ordenamento jurídico e os valores institucionais.
 
III - Comunicação: com objetivo de promover ações educativas sobre Direitos Humanos nos canais da rede do Instituto Federal de Santa Catarina, tendo em vista o diálogo e a conscientização sobre os princípios da oportunidade de igualdade, equidade, democracia, desenvolvimento sustentável, ética e justiça social no âmbito da educação e da sociedade como um todo.
 
IV - Documentos: com objetivo de produzir minutas, notas, cartas e todo tipo de documento a ser elaborado e divulgado pelo Comitê Central.
 
- > Nest post do blog do IFSC, você encontra mais informações sobre o Comitê de Direitos Humanos do IFSC

 

INSTITUCIONAL NEWS