Câmpus Araranguá apresenta ações no programa Alesc Itinerante

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 05 jul 2024 08:40 Data de Atualização: 07 jul 2024 21:40

O Câmpus Araranguá do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) esteve representado na edição do programa Alesc Itinerante, no qual a Assembleia Legislativa realiza sessões em municípios do interior. Em dois dias de atividades, na terça (2) e na quarta (3), o parlamento catarinense realizou suas atividades em Criciúma, contemplando municípios da região sul do estado.

Na quarta-feira, o IFSC Câmpus Araranguá participou da sessão da Comissão de Educação, presidida pela deputada Luciane Carminatti. Coordenadora de Relações Externas do Câmpus, Jaqueline Steffens apresentou um resumo das parcerias mais recentes do IFSC com governo do Estado, prefeitura e entidades da região de Araranguá. 


Confira a fala do Câmpus Araranguá no Alesc Itinerante.

A coordenadora destacou que o Câmpus Araranguá possui cerca de 1,3 mil estudantes, divididos entre os cursos de qualificação, técnicos, de graduação e pós-graduação, além dos cursos realizados em parceria com instituições da região. O Câmpus Araranguá oferece cursos técnicos integrados em Eletromecânica, Produção de Moda e Têxtil, os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio em Automação Industrial, Mecânica, Produção de Moda e Vestuário, as graduações em Design de Moda e Física Licenciatura, as especializações em Educação Científica e Matemática e Aprendizagem Ativa e suas Metodologias, além de uma série de cursos de curta duração, muitos deles oferecidos em parceria com instituições públicas e empresas.

Os cursos de Informática voltados a internos do Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) de Criciúma, o programa Mulheres Mil, que atende mulheres em situação de vulnerabilidade social, os cursos de Costura junto à prefeitura de Sombrio e as ações dos cursos de Moda em parceria com a Casa da Fraternidade foram algumas das ações destacadas durante a reunião da Comissão da Educação da Alesc. Jaqueline também citou, como exemplos da atuação do Câmpus Araranguá na região, os projetos de divulgação científica do IFSCience, a Semana de Arte e Cultura, as observações astronômicas e o projeto das mulheres no curso técnico em Eletromecânica.

“Todas as ações que o IFSC promove, seja no ensino, na pesquisa e na extensão, são voltadas para que os nossos estudantes possam exercitar a prática junto à comunidade”, destacou Jaqueline, que também fez um chamado aos parlamentares para que conheçam e apoiem o IFSC em todas as regiões. 

“Venham conhecer o IFSC e as instituições de ensino, observando a importância dos projetos que só acontecem por causa das parcerias com os setores público e privado. As portas estão abertas para que nos conheçam e sejam nossos apoiadores no desenvolvimento de projetos”, concluiu.

INSTITUCIONAL CÂMPUS ARARANGUÁ