EXTENSÃO Data de Publicação: 24 abr 2023 17:15 Data de Atualização: 25 abr 2023 14:22
Com uma delegação de 23 estudantes, professores e técnicos, o Câmpus Araranguá participou na última semana do 9º Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação, o Sepei, maior evento científico do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Foram oito trabalhos apresentados no evento, sendo que um deles voltou para casa com premiação.
O Sepei foi realizado de 17 a 19 de abril, em Joinville, com palestras, oficinas, apresentações de trabalhos e sessões culturais. O evento é o principal espaço de circulação de ciência do IFSC, com apresentação de resultados de práticas da educação profissional realizadas nos diferentes cursos da instituição.
Na premiação dos melhores trabalhos apresentados no Sepei, um projeto do Câmpus Araranguá ficou em terceiro lugar na divisão temática “Processos Produtivos, Tecnologias e Tendências para o Presente e o Futuro”. O trabalho premiado foi “Desenvolvimento de uma solução segura, prática e de baixo custo para substituir o manequim inflável nas aulas práticas de lavanderia em jeans”, coordenado pelo professor de Processos Têxteis, Fernando Giacomini, com a participação da estudante do curso técnico integrado em Vestuário, Eduarda Souza Nunes, e apoio do técnico de laboratório José Waldemir Bif.
“O trabalho consistiu no desenvolvimento de uma solução segura e didática para a experimentação dos processos manuais de ornamentação do jeans nas aulas de lavanderia em jeans”, explica o professor Fernando. “Estes processos são tradicionalmente realizados na indústria sobre um manequim inflável de borracha onde se veste o jeans a ser processado que, ao ser inflado, deixa a peça presa e bem esticada, sem dobras e amassados, facilitando a realização dos processos. Porém, este equipamento mostra-se perigoso e oneroso para a realização de aulas práticas. Sua utilização requer experiência do operador, pois pode estourar ao entrar em contato com ferramentas como estiletes”, complementa.
No projeto, financiado com recursos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa com Finalidade Didático-Pedagógica em Cursos Regulares no Câmpus Araranguá, a equipe desenvolveu um suporte rígido e com um formato semelhante à uma perna do manequim inflável, produzido utilizando cano de PVC. Também foi desenvolvido uma perna de calça jeans que melhor ajusta-se ao suporte.
“O suporte mostrou-se ser de fácil manuseio pelos alunos podendo ser movimentado ao realizar os processos e mais versátil por permitir a realização de mais processos que o manequim inflável”, diz Fernando.
Confira os demais trabalhos levados pelo Câmpus Araranguá para o 9º Sepei:
INICIAÇÃO CIENTÍFICA COM PROTAGONISMO DISCENTE: PLANEJANDO E EXECUTANDO AÇÕES DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Stefani Vitória da Silva Leandro, Felipe Damasio, Danielle Amanda Raimundo da Silva
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: DISCENTES COMO PROTAGONISTAS NA CONSTRUÇÃO E DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO
Filipe Borges Alves, Felipe Damasio, Danielle Amanda Raimundo da Silva, Werther Alexandre de Oliveira Serralheiro
PADLET® COMO FERRAMENTA DIGITAL PARA A INCLUSÃO DE UM ESTUDANTE COM DISTÚRBIO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL (DPAC)
Maria Kátia de Souza Borges, Elen Gomes Pereira, Vinnícius Duarte Nunes, Pâmella Suellen Ribeiro de Assis
DESENVOLVIMENTO DE UMA SOLUÇÃO SEGURA, PRÁTICA E DE BAIXO CUSTO PARA SUBSTITUIR O MANEQUIM INFLÁVEL NAS AULAS PRÁTICAS DE LAVANDEIRA EM JEANS
Fernando Giacomini, Eduarda Souza Nunes
METALOGRAFIA DOS MATERIAIS UTILIZADOS NAS DISCIPLINAS DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS E COSTURA INDUSTRIAL DO VESTUÁRIO DOS CURSOS EJA-EPT DO CÂMPUS ARARANGUÁ
Halley Welther Jaques Dias, Diogo Itamar Moraes da Silva, Thalia Santos Marques
JOIE: CONFECÇÃO DE ACESSÓRIOS PARA BEBÊS RECÉM-NASCIDOS POR MEIO DA PRODUÇÃO CONSCIENTE
Sara Ferraz Mateus, Suelen Rizzi, Andrielli Nunes Pereira, Jéssica Januário Rodrigues, Maisa D’avila Vitório
TECNOLOGIAS DESENVOLVIDAS NO IFSC AUXILIANDO A INTERAÇÃO DO INSTITUTO COM AS ESCOLAS LOCAIS
Tainara Borges Medeiros, Maryê Serafim Francisco, Alefi Marques, Eduardo Tocchetto Junior, Suzy Pascoali
BIODIGESTORES: UM PROJETO DE ENSINO CRIADO PARA PROBLEMATIZAÇÃO E ESTUDO DO POTENCIAL DOS RESÍDUOS ORGÂNICOS
Henrique Abati Prudêncio, Vinicius Goulart, Lucas Boeira Michels, Pedro Augusto Dagostin Ronconi, Leonardo Torassi Acordi, Assis Francisco de Castilhos