ENSINO Data de Publicação: 27 jun 2025 10:45 Data de Atualização: 27 jun 2025 14:05
Entre 16 e 18 de junho, o IV Congresso Brasileiro de Educação Integral reuniu pesquisadores, docentes da educação básica e superior, demais profissionais da educação e estudantes de graduação e pós-graduação para divulgar pesquisas, estudos e experiências em torno do tema “Ciências, saberes populares, arte e cultura na perspectiva de educação integral”.
O IFSC, por meio do Câmpus Canoinhas, foi um dos organizadores do evento. Conforme a professora da área de Educação Especial do câmpus, Nadja Regina Sousa Magalhães, o evento reuniu 403 congressistas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal - RN, em nove círculos de cultura, sete mesas-temáticas, seis vivências e apresentação de muitos trabalhos.
Além de participar da comissão organizadora, professora Nadja palestrou na mesa temática “Ciências, saberes populares, arte e cultura na Educação Especial”, no dia 17 de junho, e apresentou uma comunicação oral com o tema “Formação integral na educação inclusiva: uma análise do ensino colaborativo no IFSC – Câmpus Canoinhas”.
“O evento se propôs a problematizar a educação como prática social com interface na educação integral, que pressupõe garantir o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões: intelectual, física, afetiva, social e cultural”, justifica professora Nadja, ressaltando a importância da socialização de ações que podem contribuir para o sucesso escolar.
O congresso foi organizado pela Associação Nacional de Profissionais e Pesquisadores da Educação Integral, UFRN e Comitê Territorial de Educação Integral do Rio Grande do Norte, com apoio do Câmpus Canoinhas do IFSC, entre outras instituições.