EXTENSÃO Data de Publicação: 12 jul 2024 16:47 Data de Atualização: 12 jul 2024 17:06
O Câmpus São Lourenço do Oeste do IFSC realizou a cerimônia de formatura, nesta quinta-feira, da primeira turma ofertada no câmpus de mulheres estrangeiras do Programa Mulheres Mil. Formaram-se 16 participantes, sendo 15 venezuelanas e uma etíope.
O curso, intitulado Formação Inicial em Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Estrangeiros – Básico, teve duração de seis meses, com 160 horas de atividades de extensão, como oficinas, cursos, palestras, feira, entre outras.
Esta oferta foi voltada para mulheres, estrangeiras, com idades entre 18 e 64 anos e com escolaridade mínima equivalente ao Ensino Fundamental - anos iniciais. Com o apoio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), na divulgação e captação, foram priorizadas as mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica, em contexto de pobreza e extrema pobreza.
A coordenadora do programa, a servidora do IFSC Daniela Bernardi, destaca que o IFSC promoveu a participação e o acolhimento dessas mulheres estrangeiras em situação de vulnerabilidade econômica e social, "incentivando e encorajando a inclusão educacional, profissional e social, no município, através do resgate da autoestima e da capacitação das participantes", destaca.
As aulas do curso aconteceram duas vezes por semana e enfocaram conteúdos referentes à formação profissional e cidadã por meio dos componentes curriculares “Ética, direitos humanos, tecnologias digitais e saúde da mulher e da família”, “Educação financeira, empreendedorismo sustentável e relações interpessoais no ambiente de trabalho” e “Língua portuguesa e cultura brasileira”.
O curso também contou com um projeto de extensão, com atividades como oficinas diversas, como de sabão e sabonete, manicure e biscuit, também por meio de eventos, a exemplo do “Dia da beleza” e da “Feira mulheres empreendedoras”. Além da participação de dois discentes bolsistas, o projeto contou com a participação de servidores da instituição, voluntários e comunidade externa.