Câmpus Tubarão terá cursos de ensino médio técnico em 2025

ESTUDE NO IFSC Data de Publicação: 19 ago 2024 15:52 Data de Atualização: 19 ago 2024 16:41

O Câmpus Tubarão do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) passará a ofertar ensino médio a partir de 2025. Serão dois cursos técnicos integrados ao ensino médio: Administração e Automação Industrial. As inscrições serão abertas ainda no segundo semestre deste ano.

O curso técnico integrado, também chamado de ensino médio técnico, oferece a formação geral de forma integrada à formação profissional. No IFSC, o aluno tem as disciplinas do currículo normal do ensino médio e as específicas do curso técnico escolhido. 

Os cursos são gratuitos e têm duração de três anos, disponibilizando 40 vagas cada anualmente. As aulas serão em período integral, majoritariamente pela manhã, sendo que em alguns dias haverá atividades à tarde. A forma de ingresso será por exame de classificação.

Os dois cursos foram aprovados ad referendum em resolução do dia 12 de agosto. Além dos cursos de Administração e Automação Industrial, o Câmpus Tubarão também tem aprovado junto ao Conselho Superior do IFSC a oferta do curso técnico integrado em Informática. Porém, o início do curso dependerá da ampliação da infraestrutura do Câmpus para o atendimento dos estudantes.

Sonho antigo

A oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio do Câmpus Tubarão ocorre após a chegada, em 2024, de docentes vinculados às áreas de formação geral, e da construção de um bloco de laboratórios e salas multiuso, inaugurado em 2019. São processos de um longo trabalho que vem sendo desenvolvido pelos servidores da instituição.

“Para os servidores do Câmpus Tubarão, é uma luta de muito tempo, que se consolida em uma conquista para a comunidade que é a oferta de um curso técnico integrado ao ensino médio com a qualidade reconhecida que têm os institutos federais no Brasil. Com certeza será um marco para a região da Amurel [Associação dos Municípios da Região de Laguna]”, afirma o diretor-geral do Câmpus Tubarão, Henri Belan.

“A escolha dos cursos foi feita ouvindo a comunidade e aproveitando a estrutura tanto de professores e técnicos administrativos do Câmpus quanto de laboratórios disponíveis. Os cursos técnicos integrados estão relacionados aos três eixos tecnológicos que temos no Câmpus: Controle e Processos Industriais, Gestão e Negócios e Tecnologia da Informação”, ressalta o diretor.

Verticalização

O curso técnico integrado em Administração pertence ao eixo Gestão e Negócios e tem como objetivo formar profissionais com conhecimento técnico e visão empreendedora, capazes de desempenhar as funções de apoio administrativo em organizações.

Já o curso técnico integrado em Automação Industrial, do eixo de Controle e Processos Industriais, forma profissionais que podem atuar na elaboração de projetos, desenvolvimento e manutenção de sistemas de automação.

A oferta de cursos integrados ao ensino médio consolida a chamada “verticalização” dos cursos no Câmpus Tubarão do IFSC. “O Câmpus como um todo enxerga nos cursos técnicos integrados a possibilidade de consolidação aqui na cidade e na região, considerando que vamos atender agora um público maior, além de conseguir a verticalização dos cursos. No eixo de Processos Industriais, temos também o técnico subsequente em Eletrotécnica e o curso superior de Sistemas Embarcados; no eixo de Gestão e Negócios, já temos os técnicos subsequentes em Logística e Administração, além do superior em Processos Gerenciais; futuramente, teremos o técnico em Informática, junto ao curso superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas que já é ofertado. Assim, o estudante de ensino médio também será um multiplicador do Câmpus”, explica o professor Gustavo Bérti, chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (Depe) do Câmpus Tubarão.

Próximos passos

A direção do Câmpus Tubarão trabalha, agora, para a construção de um novo bloco de salas de aula, com a perspectiva de construção de um restaurante estudantil. “É realmente um passo à frente, além da vinda de servidores, a abertura desses cursos e o aumento da nossa estrutura. Será um salto significativo para o Câmpus, no caminho da consolidação da presença do IFSC na região”, afirma Henri.

O calendário de inscrições para os cursos com início em 2025 deve ser definido no dia 20 de agosto, na reunião do Colégio de Dirigentes do IFSC (Codir). No caso dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, é cobrada uma taxa de inscrição para a realização do exame de classificação, sendo que há possibilidade de se pedir isenção. A direção do IFSC pretende organizar dias de visitação para estudantes, pais e responsáveis que tenham interesse em conhecer a instituição. A data ainda será divulgada.

ESTUDE NO IFSC INSTITUCIONAL CÂMPUS TUBARÃO