Câmpus Urupema é destaque em matéria sobre os vinhos de altitude

ENSINO Data de Publicação: 20 mai 2025 15:04 Data de Atualização: 26 mai 2025 11:44

Na última sexta (16) a NSC TV trouxe mais um episódio, o último, de sua série Riquezas da Serra. Desta vez, o tema foi “O Futuro dos Vinhos de Altitude” e o Câmpus Urupema do IFSC foi destaque, com participação de alunos, professores e egressos na reportagem.

A matéria especial sobre a viticultura na região destacou o trabalho de quem faz parte dessa transformação - como a nossa aluna Thais Gaudio, que cursou o mestrado em Viticultura e Enologia e abriu sua vinícola em Urupema. “Minha experiência profissional sempre foi na área comercial de grandes empresas. E aí eu olhei para a Gaudio em 2021, após a colheita e falei, ou eu vou dominar esse negócio ou eu tô fora do negócio. E aí aos poucos a vinícola foi ficando também com a minha cara.", disse a egressa à reportagem.

Além da produção, a reportagem focou na formação de profissionais da área na região, que é ofertado no Câmpus Urupema do IFSC. Para isso, mostrou o câmpus e conversou com professores e alunos. “Como característica da rede federal, o processo de oferta de cursos é relacionado ao arranjo produtivo local. Ele (egresso) vai poder atuar em diferentes áreas, toda essa parte de desenvolvimento a campo, da uva até o processo de colheita, e também ele sai com habilidades profissionais para atuar na área de gestão, da indústria enológica e ainda sommelier de restaurantes.", disse a professora Carolina Panceri, atual Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do Câmpus Urupema.

“Eu nunca tinha vindo para Santa Catarina, gosto de frio, não me adaptei com o calor do Rio. Vim ver o que acontece, acabei gostando muito do curso, hoje eu estou empregado em uma vinícola em São Joaquim e estou gostando bastante da experiência. Pretendo ficar (na região)", disse o aluno do curso superior de viticultura e enologia Bruno Cruz.

Na mesma linha, a estudante Livia Canto enalteceu o potencial da Região. “Tem bastante vinícola, tem bastante produtor, então quero me formar e ficar aqui, eu e a família, né? A acompanhar esse desenvolvimento da cidade e da região", disse. Maikely Paim foi aluna da primeira turma do curso superior. Hoje, enóloga de uma vinícola da Serra Catarinense, ela comemora a transformação proporcionada pela produção e pela formação que teve no IFSC. “E eu fico muito feliz de saber e ver os relatos das pessoas tomando os vinhos que eu produzi e que estavam ali colhendo, vendo aquela uva desenvolvendo, então é uma coisa viva, né? E de certa forma, eu fico muito feliz de estar nessa região, porque eu sou natural de São Joaquim, e eu vi o desenvolvimento dela, que a gente vê que realmente tem futuro, né?", complementa.

A reportagem completa você pode conferir no link: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/videos-jornal-do-almoco/video/ultimo-episodio-de-riquezas-da-serra-fala-do-futuro-dos-vinhos-de-altitude-13605002.ghtml

ENSINO INSTITUCIONAL CÂMPUS URUPEMA