Sepei 2025 proporciona dois prêmios e revela destaques na robótica e na música do Câmpus Chapecó

EVENTOS Data de Publicação: 05 set 2025 15:35 Data de Atualização: 05 set 2025 16:02

Dois trabalhos desenvolvidos no Câmpus Chapecó do IFSC foram premiados na edição 2025 do Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC (Sepei), realizado em Palhoça (SC), de 26 a 28 de agosto. Um deles voltado à área de “Meio ambiente, tecnologias e os desafios à sustentabilidade no contemporâneo” e o outro voltado à área de “Processos produtivos, tecnologias e tendências para o presente e o futuro”. 

Estudantes e professores de Chapecó também se destacaram no 4º Torneio de Robótica e a equipe TechGoats levou o prêmio de “Diplomacia em engenharia”, conferido para a equipe que ajudou as demais, compartilhando aprendizados e técnicas. Além disso, o projeto Intervalo Cultural e as bandas do Câmpus Chapecó, do professor Marcos Euzébio, foram responsáveis por animar o Sepei em diversos momentos.

Todas as oportunidades do maior evento científico do IFSC levaram o estudante Gabriel Douglas Ciquelero pela quarta vez ao Sepei. Ele cursa o 8º semestre de Engenharia de Controle e Automação no Câmpus Chapecó, e iniciou sua participação no Sepei ainda em 2019, quando era monitor de matemática enquanto estudava no Ensino Médio Técnico, no Câmpus São Miguel do Oeste.

Após ingressar na graduação, Gabriel participou em 2023 (Joinville), 2024 (São Miguel do Oeste) e agora em 2025 (Palhoça). Nas primeiras três edições, o estudante apresentou apenas um projeto, mas neste ano, apresentou três pesquisas, fruto de “uma maior maturidade acadêmica e experiência nos eventos”, relata.

Para o estudante, a maior riqueza do Sepei tem sido compartilhar os trabalhos desenvolvidos, trocar experiências com pessoas de diferentes áreas e, mais uma vez, representar o Câmpus Chapecó. 

“Outro ponto muito especial para mim foi poder retornar ao Câmpus de São Miguel do Oeste em 2024, onde foi o Sepei e onde fiz o ensino médio. Também gostei que na edição deste ano foi possível apresentar a pesquisa em outra língua, o que foi uma oportunidade muito enriquecedora para treinar e ouvir as considerações dos professores quanto a esse desafio”, afirma, sugerindo que o tempo das apresentações poderia aumentar, pois “as vezes, este tempo não permite aprofundar tanto quanto gostaríamos”.

Trabalhos premiados

Voltado à área de “Meio ambiente, tecnologias e os desafios à sustentabilidade no contemporâneo”, um dos trabalhos premiados tratou sobre o potencial de aproveitamento do óleo residual de fritura para produção de sabão ecológico. 

A professora Ângela Silva afirma que o reconhecimento pelo trabalho mostra o protagonismo e apropriação dos conhecimentos pelos estudantes,  propósitos da pesquisa como princípio educativo. 

“Para além do reconhecimento do prêmio,  encontra-se a relevância da temática da sustentabilidade, mostrando na prática a integração entre química e matemática, a economia circular e a preservação ambiental”, afirma Ângela.

A socialização deste projeto estendeu-se para realização de oficinas em parceira com projeto de extensão, envolvendo o sindicato das empregadas domésticas. E, ao final do projeto, cerca de 20 litros do sabão ecológico foi doado para a realização de limpeza geral do Câmpus Chapecó.

A segunda apresentação premiada foi voltada à área de “Processos produtivos, tecnologias e tendências para o presente e o futuro”, e tratou sobre a integração mecatrônica de um sistema de corte a plasma CNC. 

O professor Cláudio da Silveira explica que o avanço das tecnologias de manufatura tem impulsionado o uso de métodos automatizados para o corte de materiais metálicos, com destaque para o corte a plasma controlado por sistemas CNC (Controle Numérico Computarizado).

Com base nisso, “o trabalho premiado no Sepei propôs a integração mecatrônica de um sistema de movimentação CNC para corte com tocha plasma, como alternativa de menor custo frente às opções comerciais disponíveis”, afirma o professor. 

Confira todos os trabalhos premiados no site oficial do Sepei 2025.

Trabalhos Destaque | Apresentação Presencial

Câmpus Chapecó:

DT 2 - Meio ambiente, tecnologias e os desafios à sustentabilidade no contemporâneo

Potencial de aproveitamento do óleo residual de fritura para produção de sabão ecológico
Autores: Ângela Silva, Grazielli Vassoler Rutz, João Francisco da Rosa, Eduarda De Camargo Braz, Gabriely de Oliveira Trevisan, Luiza de Oliveira

DT 4 - Processos produtivos, tecnologias e tendências para o presente e o futuro

Integração mecatrônica de um sistema de corte a plasma CNC
Autores: Lucas Luan Reichert, Mauricio Daniel Marczal, Claudio Abilio Da Silveira

EVENTOS CÂMPUS CHAPECÓ