Começa a etapa Cursos Gerais do 12º JIFSC

JIFSC Data de Publicação: 14 jun 2025 12:39 Data de Atualização: 14 jun 2025 13:00

Neste sábado (14), teve início a etapa Cursos Gerais dos Jogos do Instituto Federal de Santa Catarina (JIFSC), reunindo estudantes dos 22 câmpus da instituição em competições que seguem até domingo (15). Com um investimento de R$ 1,5 milhão, a edição 2025 marca a consolidação de um investimento crescente da reitoria e dos câmpus na promoção do esporte como ferramenta de integração e formação estudantil.

Para o reitor Maurício Gariba Júnior, que realizou a abertura oficial do evento na manhã deste sábado, a viabilização dos Jogos só é possível graças ao comprometimento das pessoas envolvidas com a iniciativa. “Ficamos muito contentes em proporcionar uma experiência como essa aos nossos estudantes, pois o esporte é importante não apenas na questão da competição, mas para a integração e a formação humana e integral”, destaca.

O reitor, que esteve nesta semana em Pelotas para a reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), também revelou um esforço que está sendo realizado para institucionalizar e, assim, ampliar a realização de eventos como o JIFSC. “Estamos dialogando com outros Institutos e junto à Setec [Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação] para garantirmos orçamento permanente para iniciativas esportivas locais, regionais e também jogos nacionais. Isso será melhor trabalhado na próxima reunião do Conif, em julho, mas a expectativa é positiva”, conta Gariba, que é um dos reitores à frente desta negociação.

A etapa Cursos Gerais segue até domingo (15), com disputas nas modalidades de futsal (masculino e feminino), voleibol (misto), tênis de mesa (masculino e feminino) e xadrez (masculino e feminino). Competem em Blumenau cerca de 500 estudantes, vindos de todas as cidades em que o IFSC possui câmpus.

Uma das participantes é Sara Dotto, de 23 anos e que veio de São Miguel do Oeste para disputar o futsal. Medalhista de prata no ano passado, a expectativa dela é voltar novamente ao extremo oeste com uma medalha no peito. “Saímos sexta-feira às 20h30 e chegamos aqui às 7h. Foi cansativo, mas estamos firmes para trazer o ouro!”, afirma.

No entanto, mesmo que retorne ao câmpus sem subir ao pódio, Sara garante que a participação nos Jogos vale todo o esforço. “O JIFSC é incrível pelas amizades. É uma coisa legal que o IFSC proporciona pra gente. Conhecemos o pessoal de todas as regiões, de outros cursos também, e a gente faz uma amizades que levamos pro resto da vida”, conta a estudante que está no 7º período da graduação em Agronomia.

A diretora do Câmpus Gaspar, Ana Paula Kuczmynda, reforçou na cerimônia de abertura o clima de integração entre os participantes. “Que os jogos tenham fair play, alegria e nos tornem melhores. No final, celebraremos juntos”, lembrou.

Já o pró-reitor de Extensão e Relações Externas, Valter Vander de Oliveira, destacou o papel transformador do esporte. “Aproveitem este momento ímpar. A beleza do esporte está em integrar pessoas e criar memórias”, destacou.

JIFSC