Curso de Agronomia recebe nota máxima no Enade 2023

GOVERNO FEDERAL Data de Publicação: 17 abr 2025 12:15 Data de Atualização: 17 abr 2025 12:17

O curso de bacharelado em Agronomia do Câmpus São Miguel do Oeste recebeu a nota máxima na edição de 2023 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Os dados dos indicadores de qualidade do ensino superior foram apresentados no dia 11 de abril pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília.

Ofertado no câmpus desde 2016, o curso de Agronomia já formou 81 engenheiros agrônomos. Para o coordenador do curso, Odimar Zanuzo Zanardi, a nota 5 representa um reconhecimento da qualidade da estrutura acadêmica, da qualificação e da profissionalização do corpo docente, das ações desenvolvidas pelos técnicos administrativos e dos investimentos em ensino, pesquisa/inovação e extensão. “Esse reconhecimento reforça a reputação do nosso curso junto ao MEC, às empresas públicas e privadas ligadas ao setor agropecuário e à sociedade em geral”, afirma.

Na avaliação do professor, o bom desempenho no Enade transmite segurança e credibilidade aos novos ingressantes, por é um reflexo da boa formação teórica e prática ofertada pelo curso. “Há um esforço coletivo dos professores, técnicos, estudantes, coordenação e de toda a comunidade com a formação de profissionais capacitados para o setor agropecuário, um dos mais importantes para a economia brasileira”, considera. Outro diferencial é o foco na integração com o sistema produtivo, por meio de parcerias que possibilitam estágios, visitas técnicas e projetos de extensão, que aproxima o estudante do mercado de trabalho.

Agronomia foi uma das áreas contempladas no ciclo avaliativo do Enade de 2023, que incluiu também arquitetura e urbanismo e as engenharias. No IFSC, o curso de Agronomia ofertado pelo Câmpus Canoinhas também recebeu a nota 5, assim como o curso de Enfermagem do Câmpus Joinville.

Saiba como é feita a avaliação do Enade


 

GOVERNO FEDERAL