Dobradinha no pódio para o Câmpus Lages no 4º Torneio de Robótica do Sepei

EVENTOS Data de Publicação: 05 set 2025 16:52 Data de Atualização: 05 set 2025 17:23

As equipes Mecatronados e MechMinds, do Câmpus Lages do IFSC, conquistaram o segundo e o terceiro lugar, respectivamente, no 4º Torneio de Robótica do Sepei 2025, realizado no Câmpus Palhoça Bilíngue. Além das medalhas de prata e bronze, os estudantes também foram reconhecidos com o prêmio “Espírito de Equipe”, pela união e determinação demonstradas ao longo da competição.

Acompanhados pelos professores Darlan Klotz e Jeferson Fraytag, a preparação começou ainda em Lages, com um torneio interno que selecionou as duas equipes representantes do câmpus. Cada equipe foi formada por três alunos, e o trabalho desde o início envolveu tanto o desenvolvimento técnico quanto a cooperação entre os integrantes. No Sepei, os desafios exigiram raciocínio lógico, estratégia e capacidade de adaptação. A cada round, os estudantes realizavam ajustes na mecânica dos robôs, na programação e na execução das missões, sempre em busca de melhorar o desempenho.

O torneio contou com três rounds, de 2 minutos e 30 segundos cada, em que os robôs precisavam cumprir o maior número de desafios possíveis dentro do tempo. As oito missões foram inspiradas em cursos ofertados pelo IFSC, como Agroecologia, Refrigeração e Climatização, Edificações, Panificação, Sistemas de Energia Renovável, Marketing, Meio Ambiente e Pesca. 

Experiência dos alunos

Para os estudantes, a participação no torneio foi marcada pelo aprendizado, pelos desafios e pela convivência. O aluno Matheus Arruda, da equipe Mecatronados, destacou a preparação e o esforço coletivo.  “O nosso preparo veio desde o começo do ano, quando tivemos um torneio interno de robótica que nos deu noção de como programar e desenvolver a parte mecânica dos robôs. Nos dias que antecederam o Sepei, ficamos no câmpus até mais tarde para treinar e ajustar os robôs. O segundo lugar foi muito gratificante, pois treinamos duro para conquistar. O que mais gostei foi o tempo que passamos juntos, nos desafiando e quebrando a cabeça para resolver os problemas. O Sepei uniu muitas pessoas de conhecimentos diferentes em um só lugar”, contou.

Já para a aluna Bruna Faust, da equipe MechMinds, a competição foi uma oportunidade de superar dificuldades e fortalecer o espírito de equipe. “Tantas pessoas completamente diferentes e de diferentes lugares lá no torneio pelo mesmo objetivo, foi uma coisa maluca de se ver. O Sepei em si também foi algo único; conhecendo um câmpus diferente do nosso, fazendo novas amizades e apesar de cada equipe estar contra a outra no torneio, ainda assim torcer pelo oponente. Definitivamente, é uma experiência que eu espero ter novamente no futuro.”

Para o professor Jeferson, os resultados refletem tanto o talento técnico, quanto o crescimento pessoal dos alunos. “Mais do que os prêmios, o que realmente marcou foi perceber o quanto eles cresceram, aprenderam e se divertiram nesse processo. Saí de lá cheio de orgulho”, destacou.

Os integrantes das equipes são do Curso Técnico em Mecatrônica do IFSC e representaram o câmpus:

Mecatronados – medalha de prata

  • Davi Lopes
  • Matheus Arruda
  • Murilo Gabriel da Silva

MechMinds – medalha de bronze 

  • -Bruna Faust
  • -Kauan Savi
  • -Pedro Rosa

O 4º Torneio de Robótica do Sepei reuniu equipes de todo o estado e é inspirado na metodologia da First Lego League (FLL), estimulando o desenvolvimento de robôs autônomos capazes de executar missões complexas. A competição reforça o compromisso do IFSC com a inovação, a pesquisa aplicada e o aprendizado prático dos estudantes.

EVENTOS SEPEI CÂMPUS LAGES