INSTITUCIONAL Data de Publicação: 28 abr 2025 18:56 Data de Atualização: 29 abr 2025 08:30
Errata: até as 8h do dia 29 de abril, a proposta para estudantes e a para docentes do professor Israel estavam trocadas, por erro da Coordenadoria de Jornalismo. A matéria já foi corrigida
O IFSC realiza, em 15 de maio , as eleições para o cargo de reitor e de diretores-gerais de 22 câmpus. Para a Direção-Geral do Câmpus São Carlos, concorrem dois candidatos: Israel da Silva Mota e Raimundo José de Sousa Castro.
Todas as informações sobre o pleito estão no site das Eleições 2025
A Coordenadoria de Jornalismo do IFSC solicitou que os candidatos destacassem suas propostas para alguns temas e determinou prazo até as 23h59 do dia 17 de abril e tamanho específico para as respostas. Confira abaixo as propostas na íntegra conforme foram enviadas:
Estudantes:
Israel: O Prof. Israel Mota apresenta um pacote de benefícios ao corpo discente. Primeiramente, fortalecerá o Grêmio Estudantil e o Centro Acadêmico para uma atuação ativa nas discussões que envolvam os estudantes. A chapa já firmou parceria com um Clube de Serviços, garantindo 50 mil dólares para a modernização dos laboratórios, com a cessão de equipamentos, além de um acordo com uma entidade filantrópica municipal para destinar cerca de 6 mil m² às aulas práticas na área de agropecuária. Também se destaca o avanço nas negociações para o transporte intermunicipal gratuito, facilitado por Consórcios Intermunicipais de Transporte Escolar, onde as prefeituras da região dividirão os custos do transporte aos estudantes para acesso ao campus.
Raimundo: Aos estudantes propomos fortalecer o protagonismo discente, estimular a participação em atividades artísticas culturais e esportivas, fortalecer o Grêmio e a Atlética. Melhorar espaços de convivência, construir e refeitório e aparelhar. Trabalhar junto ao MEC para Inclusão no PAC2 a construção do tão sonhado ginásio. Ampliar recursos para a assistência estudantil. Estimular as viagens técnicas e participação em eventos científicos. Promover a escuta permanente e a busca ativa para combate aos problemas que impactam negativamente no aprendizado e no bem estar. Fortalecer os editais de monitorias, bolsistas, ensino, pesquisa, extensão. Trabalhar a cultura do respeito mútuo. Implantar o programa de rádio ,fortalecer as festividades estudantis.
Docentes:
Israel: Para o corpo docente, o Prof. Israel propõe fortalecer as práticas pedagógicas com iniciativas concretas. Os recursos para laboratórios e para a área destinada a aulas práticas agropecuária, beneficiará também os docentes. O professor promete também reorganizar as reuniões pedagógicas, atualmente transformadas em encontros administrativos, de modo a dedicar mais tempo à discussão e à formação pedagógica. A Chapa Passado, Presente e FUTURO discutirá, com os coordenadores de curso, coordenação pedagógica e Núcleo de Acessibilidade Educacional, uma metodologia de acolhimento e trâmite das reclamações dos estudantes. O motivo é melhorar a comunicação, tornando esses momentos em oportunidades de aprendizagem e não de estresse ou enfrentamento.
Raimundo: Aos docentes propomos reduzir o formato das reuniões, estimular a capacitação buscando Dinter e Minter, contribuir para o bem estar, ampliar o diálogo com Depe, DAM e direção , melhorar os espaços de convivência e de uso comum. Trabalhar junto ao MEC para a criação de gratificação fronteiriça, estimular a participação em congressos, fortalecer a participação em eventos científicos, promover a capacitação contínua, trabalhar a busca ativa para combate aos problemas que impactam negativamente no bem estar, promover e trabalhar para facilitar a mobilidade entre câmpus do IFSC, estimular a ampliação de grupos de pesquisa, criar espaços de lazer para promoção e melhoria de saúde.
Técnicos Administrativos:
Israel: De acordo com o Prof. Israel, os TAEs terão atenção especial com a implantação de medidas que visam à otimização dos processos internos e à valorização de seu papel essencial para o funcionamento do câmpus. Essas ações acelerarão a análise para a participação no PGD e Flexibilização, sempre com transparência nas negociações junto aos diversos setores. A chapa propõe a implementação de um programa de formação e divulgação das normativas e políticas institucionais, o qual contribuirá para reduzir incertezas e conflitos, ao mesmo tempo em que promove a saúde mental e o bem-estar no ambiente de trabalho, assegurando condições mais justas e um clima organizacional harmonioso para todos os servidores buscando a excelência do câmpus.
Raimundo: Aos Técnicos Administrativos propomos manter e ampliar o PGD, estimular a capacitação buscando Dinter e Minter, manter o diálogo com a direção, Depe e DAM, melhorar os espaços de convivência e de uso comum, trabalhar junto ao MEC para a criação de gratificação fronteiriça, estimular a participação em congressos, contribuir para os encontros laborais junto a reitoria, promover a capacitação contínua, trabalhar a busca ativa para combate aos problemas que impactam negativamente no bem estar, promover e trabalhar para mobilidade entre câmpus do IFSC, promover eventos internos para maior socialização com os demais servidores, criar o jornal informativo do câmpus apresentando as melhorias dos setores e a valorização dos talentos.
Gestão:
Israel: Para promover um ambiente institucional integrado e fortalecer as estruturas representativas dos estudantes, docentes e técnicos administrativos, o Prof. Israel pretende implantar um modelo de gestão com foco na atuação ativa e na comunicação eficaz das demandas. Serão firmadas parcerias estratégicas com Clube de Serviços, entidades filantrópicas e municípios, objetivando captar recursos para a modernização de laboratórios, ampliação de espaços para aulas práticas em agropecuária e implementação de transporte gratuito. Também serão reorganizados os processos internos e reuniões, enfatizando a transparência e a valorização das formações pedagógicas, de modo a integrar ensino, pesquisa e extensão, consolidando o câmpus na região.
Raimundo: A gestão se compromete manter uma gestão pedagógica, administrativa e financeira de forma democrática, participativa e inclusiva, promover a gestão do conhecimento; implantar políticas inclusivas que favoreçam o acesso, permanência e êxito, melhoria dos laboratórios e bibliotecas, lutar pela ampliação do quadro de professores e técnicos, resolver o problema de falta de energia elétrica no câmpus, implantar usina fotovoltaica, renovar a frota veicular; buscar parcerias com prefeituras e consórcios municipais, tratativa para incluir junto ao MEC recurso do PNATE; aproximação com a Receita Federal, Ibama, para recebimento de doações de bens apreendidos, ampliação dos espaços acadêmicos e administrativos possibilitando a ampliação de ofertas*
*texto cortado por exceder o limite de caracteres solicitado
Ensino, Pesquisa e Extensão:
Israel: O programa do Prof. Israel tem como pilar o fortalecimento integrado do Ensino, Pesquisa e Extensão. O Prof. Israel propõe unir forças para captar recursos que financiem projetos nessa área, ampliando parcerias locais e incentivando a incorporação da Extensão ao currículo, com foco em projetos didático-pedagógicos. Além disso, a proposta inclui a criação de uma cooperativa estudantil, envolvendo alunos do ensino médio, graduação e EJA-EPT. Na cooperativa, estudantes da agropecuária serão responsáveis pela produção de alimentos que poderão ser comercializados, garantindo sua sustentabilidade. Já os alunos de construção civil (técnico em edificações e engenharia civil) participarão de um escritório de projetos, oferecendo assistência técnica gratuita a famílias com renda de até três salários mínimos, conforme a Lei 11.888/08. Essas iniciativas promovem a integração entre ensino, pesquisa e extensão. Essas propostas vão oferecer aos estudantes experiências práticas do mundo do trabalho.
Raimundo: Se compromete a fortalecer o Ensino, a Pesquisa e a Extensão por meio do diálogo, da escuta ativa e da valorização de todas as pessoas envolvidas. Defendemos a reorganização de fluxos acadêmicos, melhoria na comunicação interna, incentivar a formação docente e a melhoria da infraestrutura. A ampliação de cursos FIC, EAD, Graduação e pós-graduação, ampliar monitorias, inclusão, cultura de paz e o protagonismo discente. Fortalecimento dos cursos técnicos e Engenharia Civil. Ampliar recursos para pesquisa, modernizar laboratórios e incentivar a iniciação científica, priorizar a integração com a comunidade, ações culturais, políticas inclusivas e ampliação das parcerias com o mundo do trabalho e aplicar a curricularização da extensão. Também propomos fomentar o esporte, o lazer e o bem-estar no câmpus, com atenção à saúde mental . Queremos ampliar um ambiente acolhedor, democrático, criativo, diverso, inclusivo e transformador para todos.
Sobre os candidatos
Nome: Israel da Silva Mota
Breve currículo: O professor Israel Mota é formado na área de construção civil IFSP e Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFSC, trabalha como docente desde 2015 no Câmpus São Carlos. Em 2015 foi Assessor de Ensino, em 2016 passou a coordenar o Curso Técnico de Edificações. Chefe DEPE desde 2019, e uma de suas principais ações foi a defesa e conquista da ampliação da carga horária dos cursos integrados ofertados no campus São Carlos para 3520h, como forma de resistência à reforma do ensino médio.
Componentes da chapa (informações retiradas do plano de gestão enviado à Comissão Eleitoral Central):
- Danieli de Almeida - DAM
- Mateus Potrich Bellé - DEPE
Para conhecer as propostas do plano de gestão do candidato, clique aqui.
Nome: Raimundo José de Sousa Castro
Breve currículo: Sou Raimundo José de Sousa Castro, 53 anos, fui catador de latinhas, lavador de carro, vendedor ambulante, ajudante de pedreiro, soldado e cabo do Exército, vigilante,professor de cursinhos e hoje sou professor do EBTT, Técnico em Edificações, Graduado e especialista em Matemática, Mestre e Doutor em Ciência e Engenharia de Materiais. Estou diretor do IFSC Câmpus São Carlos.
Componentes da chapa (informações retiradas do plano de gestão enviado à Comissão Eleitoral Central):
- Ronaldo Bertoncelli - DAM
- André de Oliveira Mendonça - DEPE
Para conhecer as propostas do plano de gestão do candidato, clique aqui.