GESTÃO Data de Publicação: 05 ago 2025 18:20 Data de Atualização: 08 ago 2025 18:07
A equipe de gestão do reitor Maurício Gariba Júnior realizou reunião com os servidores da Reitoria na terça-feira (5), em ato que marcou o encerramento do período de gestão 2021 – 2025. A atual equipe gestora fica no cargo até dia 10 deste mês. Uma portaria do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, já nomeou Zízimo Moreira Filho, eleito no pleito de 2025, com reitor do IFSC a partir de 11 de agosto.
Durante a reunião de terça-feira, houve apresentação das principais realizações da equipe Gariba. Segundo o reitor Maurício Gariba Júnior, a atual gestão enfrentou vários desafios, como a falta de pessoal e a necessidade de maior agilidade nas decisões. “Os quase dois anos de intervenção federal no IFSC deixaram marcas profundas: abalaram nossa autonomia, fragilizaram a democracia interna e afetaram a confiança entre nós. Vivenciamos ainda uma pandemia, cortes orçamentários, crises institucionais no país e retrocessos na política educacional. Mesmo diante de tantos obstáculos, seguimos em frente. Inovamos, criamos oportunidades e mantivemos o IFSC de pé, não apenas funcionando, mas atuando com ainda mais relevância e presença nas comunidades em que estamos inseridos”, destaca.
A diretora executiva Andrea Andujar ressaltou também que a atual gestão marcou a “retomada da democracia no IFSC”, após a nomeação do candidato não eleito pela comunidade acadêmica como reitor pelo Ministério da Educação (MEC) . Andrea lembrou que o processo de transição entre a gestão Gariba e do novo reitor eleito, Zízimo Moreira Filho, está transcorrendo dentro da normalidade.
Também houve a apresentação do Grupo de Trabalho responsável pela criação do Colegiado da Reitoria, cuja eleição deve acontecer nos próximos meses. O Colegiado é uma pauta interna trazida pelos servidores nas últimas greves e que será instituído para representar os servidores lotados na Reitoria e os servidores da gestão quanto aos processos da vida funcional. O Colegiado da Reitoria será formado por cinco membros da gestão, cinco servidores da Reitoria, um membro do Sinasefe e suplentes.
Os procuradores Roberto Roberval Ritter von Jelita e Rogério Filomeno Machado falaram sobre a atuação da Procuradoria Federal no IFSC e a boa relação com a gestão Gariba, atuando “com isenção e pela proteção do gestor público”.
Os pró-reitores Flávia Moreira (Proppi), Sabrina Vilella Pacheco (Prodin), Valter Vander de Oliveira (Proex), Aloisio da Silva Júnior (Proad) e Adriano Larentes da Silva (Proen) também se despediram dos servidores da Reitoria.
Confira relato completo do reitor Gariba sobre as realizações da gestão
Parque Eletrovoltaico
Após o encontro com os servidores, foi realizada a inauguração do Parque Eletrovoltaico da Reitoria. As placas de energia solar anteriormente instaladas no telhado da Reitoria foram realocadas no estacionamento, criando assim vagas cobertas para os veículos. O Parque Eletrovoltaico contou com recursos da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC).