EVENTOS Data de Publicação: 26 jun 2025 17:23 Data de Atualização: 27 jun 2025 07:38
Nesta quarta-feira (25), o auditório do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro do IFSC foi palco da apresentação final do projeto integrador da 7ª fase do curso técnico integrado em Modelagem do Vestuário. O evento exibiu looks produzidos pelos estudantes e inspirados nos povos que influenciaram a cultura de Santa Catarina, como guaranis, italianos, poloneses, açorianos e venezuelanos.
A professora Elisangela Guimarães, responsável pelo Projeto Integrador II, coordenou o trabalho que resultou na apresentação de onze looks diferentes. “Além das roupas, foram apresentados painéis temáticos, mapa de coleção, editorial e release. O processo criativo completo foi contemplado”, explica.
Desenvolvimento
Com o tema central “Movimentos Migratórios em Santa Catarina”, o desfile foi dividido em três subtemas: Indígenas, Europeus e Latino-Americanos. Os formandos realizaram pesquisas sobre cores, tecidos e elementos culturais de cada povo antes de desenvolver as peças. “Cada detalhe foi planejado com base nas pesquisas e chegamos a um resultado muito positivo”, comenta a professora.
Destaques das coleções
Cada look simbolizou um povo e procurou reproduzir características específicas encontradas durante o processo de pesquisa:
- “Divina Arquitetura” (Itália): peças com bordados e pinturas que reproduzem vitrais e elementos da arquitetura sacra italiana.
- “Terra sem Males” (Guarani): estampas com grafismos indígenas em cores vibrantes, inspiradas no artesanato Guarani, destacando o elemento “X” repetido em diversos itens desta cultura.
- “Natureza Enxaimel” (Alemanha): cores baseadas na bandeira germânica e em tons de azul, marrom e cinza, com detalhes como botões amadeirados em referência à arquitetura enxaimel.
- “Raízes da Ilha” (Caribe/Haiti): inspirada nos ritmos caribenhos e no artesanato haitiano, mostrou cores vibrantes e peças que priorizavam o movimento.
- “Pinceladas do Sol Poente” (Xokleng): grafismos inspirados em elementos da natureza, com cores que vão da terra até o azul e o branco, conectando características da cultura deste povo.
- “Flores brasileiras de Joropo” (Venezuela): focada na mulher latina, a coleção teve peças leves como saias amplas, vestidos esvoaçantes e tops ajustados.
- “Flores de Joropo” (Venezuela): releitura masculina a partir da essência desta tradição, trouxe como destaque peças masculinas com bordados florais e aposta em cores tropicais.
- “Dualismo Kaingang” (Kaingang): estampas com padrões geométricos inspirados na pintura corporal deste povo, com cores quentes e terrosas e stencil para representação do grafismo.
- “Açorianos” (Portugal): por meio de uma estética que une a vida moderna e a cultura açoriana, baseou-se em itens como rendados, seda e outros tecidos leves.
- “Tango” (Argentina): elaborados vestidos com cortes precisos, predominantemente em vermelho e preto, inspirados na dança argentina.
- “Kwiaty I Kolory” (Polônia): promovendo as flores e as cores do país europeu, priorizou o bordado como maneira de demonstrar os detalhes desejados de cada peça.
Encerramento
O desfile organizado pelos formandos do curso técnico em Modelagem do Vestuário simbolizou a conclusão da formação da turma de estudantes. “Este é o marco de um ciclo, pois agora estão preparados para o mercado de trabalho ou para a universidade”, apontou Elisangela ao final do evento.
Para conferir mais fotos do desfile, clique aqui e acesse a pasta compartilhada.
Quer saber mais sobre o curso técnico integrado em Modelagem do Vestuário oferecido pelo IFSC em Jaraguá do Sul? Clique aqui.