Estudantes de Agronomia apresentam pesquisas do Câmpus Canoinhas em evento paranaense de ciência do solo

PESQUISA Data de Publicação: 16 mai 2025 10:43 Data de Atualização: 16 mai 2025 13:48

Um grupo de alunos pesquisadores do curso de Agronomia representou o Câmpus Canoinhas na IX Reunião Paranaense de Ciência do Solo, nos dias 13, 14 e 15 de maio, em Curitiba. O evento promovido pelo Núcleo Estadual Paraná da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS-NEPAR) e organizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) debateu o tema “Diversidade, funções e usos do solo: desafios e oportunidades”.

Além de participar das palestras e minicursos, Danieli Aparecida Kaminski Zientara,  José Carlos Romanchuk, Murilo Girolimetto Kohler, Rodrigo Zientara e Vilmara Aparecida Santos da Costa apresentaram dez trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Estudos em Fertilidade e Nutrição do Câmpus Canoinhas (Fertinutrican):

  • Adubação orgânica e mineral na produtividade de azevém (L. multiflorium Lam.)
  • Adubação orgânica e mineral na qualidade floral de statice (Limonium sinuatum)
  • Cama de frango na produtividade da forragem de azevém anual (Lolium multiflorum Lam.)
  • Doses de cama de frango na cultura da soja em Canoinhas - SC
  • Doses de fósforo no número de perfilhos e hastes florais de statice (Limonium sinuatum)
  • Estoque de carbono no solo em cultivo de erva-mate com adubação orgânica
  • Fontes de adubação na cultura da soja em Canoinhas - SC
  • Níveis de sombreamento alteram o estoque de carbono em profundidade no solo?
  • Níveis de sombreamento no cultivo da erva-mate e sua influência na relação C/N do solo
  • Produção de massa fresca e seca de coberturas vegetais em sistema de cultivo de erva-mate

Conforme a professora orientadora das pesquisas, Eliziane Luiza Benedetti, estes trabalhos foram desenvolvidos com apoio financeiro de editais do IFSC e também com parcerias de outras instituições, como Embrapa Florestas e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). “Estas parcerias são fundamentais para realização de trabalhos de melhor qualidade, oportunizando o desenvolvimento de trabalhos em rede”, explica. 

Formação acadêmica

Segundo avaliação dos alunos participantes, a Reunião Paranaense de Ciência do Solo teve uma programação bastante diversificada, com seminários em diferentes eixos temáticos, mesas-redondas, apresentações orais e em banners de trabalhos científicos e minicursos.  

“O evento teve palestras das mais diversas áreas que se inter-relacionam com os solos, mostrando sua essencialidade e importância para manutenção dos sistemas produtivos e ecológicos. Muitos temas de palestras eram inovadores e pioneiros, e foram essenciais para ampliação dos conhecimentos intrínsecos de minha formação acadêmica”, explica Murilo Kohler.

O colega José Carlos concorda: “o evento uniu vários componentes do estudo da ciência do solo, demonstrando as inovações dessa área e o potencial científico existente. Proporcionou uma aquisição de novos conhecimentos e novas expectativas de áreas de pesquisa, por meio de palestras, trabalhos científicos e visitas técnicas. Tudo isso é de suma importância para o ciclo acadêmico dos estudantes”.

Para a aluna Vilmara da Costa, a experiência também foi enriquecedora para seu desenvolvimento técnico e ampliação dos conhecimentos na área. “No segundo dia, tive a oportunidade de apresentar dois trabalhos em formato de banner, desenvolvidos em parceria com o grupo Fertinutrican, do IFSC Canoinhas. Essa vivência possibilitou a divulgação dos resultados das pesquisas e incentivou diálogos e trocas de experiências que, sem dúvida, agregaram muito à minha formação e trajetória acadêmica”, analisa.

“Como orientadora, estimulo ao máximo a participação dos estudantes nesses eventos, porque é uma oportunidade para ampliar conhecimentos, trocar informações, fazer contatos e saber das novidades que estão sendo desenvolvidas na área”, finaliza professora Eliziane.

PESQUISA CÂMPUS CANOINHAS