EVENTOS Data de Publicação: 27 jun 2025 17:51 Data de Atualização: 30 jun 2025 11:37
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, o grupo de trabalho (GT) IFSC Sustentável do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro realizou no início do mês diversas atividades para estimular a reflexão sobre o impacto humano no planeta e a responsabilidade pela preservação dos recursos naturais. As ações incluíram pintura de mural, mobilização nas redes sociais e rodas de conversa sobre agroecologia.
A primeira atividade, no dia 2 de junho, foi a pintura de um mural sustentável próximo à horta do câmpus, utilizando ecotintas. Segundo a professora Fernanda Pilatti, coordenadora do GT, a participação de estudantes na atividade boa. “Para a atividade de pintura do painel, os professores Júlio e Mariana cederam suas aulas. Participaram a 4ª fase de Química e a 5ª de Modelagem. O Quem participou gostou muito e se envolveu bastante”, destaca.
Durante a primeira semana do mês ocorreu também uma mobilização nas redes sociais, com um desafio proposto aos seguidores do perfil @ifscsustentavel.jar. “Pedimos aos estudantes que fizessem um vídeo relacionando seus cursos ou projetos de pesquisa à sustentabilidade”, explica Fernanda.
Já no dia 5 de junho foram realizadas rodas de conversa sobre agroecologia, ministradas pela engenheira agrônoma Nilsa Luzzi e pela pedagoga Josiane de Souza Passos, ambas da Epagri-Cepa. As discussões ocorreram nos intervalos prolongados das aulas da manhã e da tarde. “Pela manhã, tivemos a participação de uma turma liberada pela professora Eliana, de inglês. À tarde vieram estudantes de várias turmas, inclusive da pós-graduação”, relata a coordenadora do grupo de trabalho.
Apesar do número reduzido de participantes em algumas atividades, a coordenadora avalia que os objetivos foram alcançados. “Conscientização é um trabalho de formiga e cada pessoa que se interessa e participa é muito importante. Especialmente no momento que estamos vivendo, onde a legislação ambiental está sendo atacada e desmontada”, lembra.
De acordo com a coordenadora do IFSC Sustentável, o grupo deve promover mais ações voltadas à conscientização até o final do ano. “É importante relacionar questões como preservação das florestas, agricultura sustentável e alimentação saudável com o dia a dia dos estudantes, para que percebam o impacto direto em suas vidas”, afirma Fernanda.
As ações do GT IFSC Sustentável reforçam o compromisso do instituto com a educação ambiental e a formação cidadã. Mais informações sobre as atividades deste grupo podem ser conferidas no perfil @ifscsustentavel.jar no Instagram.