INTERNACIONAL Data de Publicação: 10 abr 2025 12:23 Data de Atualização: 10 abr 2025 18:25
O IFSC recebeu na quinta-feira, 10 de abril, a visita de uma comitiva de representantes de Bafoussam, cidade de Camarões, com objetivo de firmar um acordo de cooperação. Participaram do encontro na Reitoria o prefeito da cidade, quatro conselheiros municipais (cargo equivalente ao de vereador no Brasil) e o ministro-conselheiro da Embaixada de Camarões no Brasil.
A comitiva camaronesa assistiu a apresentações sobre o Polo de Inovação do IFSC, a equipe de robótica do Câmpus Florianópolis e o Câmpus Itajaí. A cidade de Bafoussam já possui acordo de cooperação com a prefeitura da capital catarinense e com o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e tem interesse em ampliar as parcerias no Brasil.
“Santa Catarina é um estado avançado em tecnologia e inovação, e o mundo hoje é baseado nisso. Acredito que vai trazer muitos avanços para nossa cidade poder enviar pessoas para cá”, comenta o prefeito de Bafoussam, Roger Tafam. No ano passado, 10 estudantes da cidade camaronesa fizeram intercâmbio no IFMA, e o prefeito espera repetir isso com o IFSC. Bafoussam possui aproximadamente 350 mil habitantes - chegando a 1,1 milhão na região metropolitana, a terceira maior de Camarões - e é a capital da Região Oeste, uma das dez regiões administrativas do país africano (semelhante aos estados brasileiros).
O ministro-conselheiro da Embaixada de Camarões, Paulin Martial Tchenzette, diz que o governo de Camarões tem interesse em ampliar suas parcerias com o Brasil, e as cooperações entre prefeituras e instituições de ensino são um dos meios para isso. “Nosso governo sabe que a chave para o desenvolvimento é a educação. Temos muito a aprender com o IFSC”, avalia.
Para o reitor Maurício Gariba Júnior, que recebeu a comitiva camaronesa, a cooperação é importante para a troca de experiências e o intercâmbio de estudantes e servidores. “A internacionalização permite uma troca de culturas e também leva a concepção dos Institutos Federais para outros países”, afirma.
Uma minuta do acordo de cooperação foi enviada para análise da prefeitura de Bafoussam. O documento deve ser assinado nos próximos dias.