ESTUDE NO IFSC Data de Publicação: 15 fev 2022 11:32 Data de Atualização: 15 fev 2022 11:42
Começou nesta terça-feira (15) o período de inscrições para os cursos superiores do IFSC pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Até sexta (18), candidatos que realizaram a prova do Enem de 2021 poderão se inscrever para as 104 vagas disponíveis em três cursos do Câmpus Joinville: bacharelado em Enfermagem (24 vagas), Engenharia Elétrica (40) e tecnologia em Gestão Hospitalar (40). Todos os cursos do IFSC são gratuitos.
Podem se inscrever candidatos que tenham participado da edição 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que não tenham zerado na prova de redação. Quem prestou o Enem apenas como “treineiro” não pode participar.
O candidato pode se inscrever em até duas opções de vagas, indicando a instituição, local de oferta, curso e turno que pretende estudar. No ato da inscrição, o candidato deve também indicar se pretende concorrer pelo sistema de cotas, que reserva vagas para egressos de escola pública e políticas de ações afirmativas.
Saiba mais sobre o sistema de cotas no IFSC clicando aqui
Faça nosso quiz e descubra se você pode concorrer pelo sistema de cotas
Não há cobrança de taxa de inscrição para participar do Sisu. O resultado será divulgado em chamada única no dia 22 de fevereiro, na página do Sisu. A matrícula dos aprovados será entre 23 de fevereiro e 8 de março.
No Edital 14/2022/1 do IFSC constam as normas internas para o processo seletivo dos cursos superiores, além da relação completa dos cursos e vagas disponíveis. O Edital 02/2022 do MEC, com as normas desta edição, foi publicado em 18 de janeiro.
Nossos cursos
- Enfermagem – 24 vagas (matutino)
- Carga horária: 4.280 horas/aula
- Duração: 10 semestres
- O objetivo do curso é formar bacharéis em enfermagem aptos para atuação em todos os níveis de complexidade do atendimento em saúde. O profissional formado pelo IFSC estará apto a executar ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação no processo de saúde e doença de forma individual e coletiva, com competências fundamentadas nos níveis de conhecimento técnico, científico, ético, político e educacional.
- Engenharia Elétrica – 40 vagas (noturno)
- Carga horária: 4.060 horas/aula
- Duração: 10 semestres
- O curso de Engenharia Elétrica tem como base disciplinas da área de Física, Matemática, Química e Informática, com grande ênfase em aulas práticas e em experiências de laboratório. A formação profissionalizante envolve aulas de instalações elétricas, equipamentos elétricos, sistemas de energia, eletromagnetismo, máquinas elétricas, mercado de energia elétrica, entre outras. O engenheiro eletricista lida com o desenvolvimento de tecnologia voltada, principalmente, para os sistemas elétricos, atuando na geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Ele também coordena, planeja, supervisiona e executa projetos nas áreas de eletrotécnica, sistemas de potência, automação e produção industrial.
- Gestão Hospitalar – 40 vagas (vespertino)
- Carga horária: 2.640 horas/aula
- Duração: 6 semestres
- A área de atuação do tecnólogo em gestão hospitalar é bastante abrangente. O profissional atua no planejamento, organização e gerenciamento dos processos de trabalho em saúde, envolvendo a área de gestão de pessoas, materiais e equipamentos. É ele quem organiza e controla compras e custos, áreas de apoio e logística hospitalar, bem como acompanha e supervisiona contratos e convênios. Pelos princípios da gestão, qualidade e viabilidade dos serviços, presta suporte aos setores-fins, sempre atento à dimensão humana que tal trabalho requer.