JIFSC Data de Publicação: 23 set 2024 17:25 Data de Atualização: 25 set 2024 11:14
O time de vôlei misto do Câmpus Tubarão ganhou um reforço de peso para os Jogos do IFSC: uma atleta profissional multicampeã e com passagens pela seleção brasileira. Mas os adversários não se preocupem: ela não estará em quadra. O reforço veio com conversa, trocas e muita inspiração.
Na última sexta (20), a equipe de vôlei do Câmpus Tubarão, que se prepara para a disputa dos JIFSC – categoria cursos gerais – recebeu a visita da levantadora Claudinha Bueno durante o treino preparatório, no ginásio Paulo Jacob May. Atleta que defendeu o Praia Clube, de Minas Gerais, na última temporada da Superliga feminina de vôlei, Claudinha está morando na cidade, acompanhado o marido Alexandre Rodrigues Canha, o Pixote, que é atleta de futsal e atualmente defende o Tubarão.
Aos 37 anos, após três passagens pelo Praia Clube, onde conquistou diversos títulos regionais, nacionais e internacionais, além de convocações para a seleção brasileira, Claudinha anunciou uma pausa na carreira para realizar o sonho de ser mãe. Em Tubarão, ela tem participado de conversas equipes de vôlei, compartilhando sua experiência e sua trajetória.
Durante o encontro com os estudantes do IFSC, Claudinha falou sobre sua trajetória no esporte, os desafios que enfrentou ao longo das competições e como superou obstáculos para se tornar uma jogadora de destaque no cenário nacional. Além disso, a atleta ofereceu dicas técnicas importantes para os alunos, abordando desde fundamentos específicos da posição até a preparação emocional, um aspecto crucial para o bom desempenho em competições. Claudinha destacou a importância de saber lidar com o nervosismo, manter a concentração durante as partidas e, sobretudo, a relevância do espírito de equipe no vôlei.
“A visita foi um momento de grande inspiração para os alunos, que estão se dedicando intensamente para representar o Câmpus Tubarão nos JIFSC”, explica a assessora da direção, Paula Wernke, também jogadora de vôlei e que fez o convite a Claudinha.
O time de vôlei misto do Câmpus Tubarão é formado, em sua maioria, por estudantes dos cursos superiores de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Processos Gerenciais. Além do vôlei, o Câmpus Tubarão participará do JIFSC com o futsal masculino e o tênis de mesa masculino e feminino.
Para Manuela Prin Jacinto, aluna de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, a conversa com Claudinha foi um incentivo a mais para que os estudantes do Câmpus Tubarão sigam praticando esportes. “Nosso time é formado por alunos do IFSC que têm normalmente uma ‘jornada dupla’, cada um tem o seu trabalho durante o dia, mais os estudos à noite, e desde o ano passado estamos trabalhando no Câmpus para incentivar o pessoal a praticar esportes, não apenas pensando no JIFSC, mas também na saúde mental e física dos alunos. E tivemos ótimos resultados desde então, nosso time não para de crescer, e depois dessa conversa que tivemos com ela, nos impulsionou a tentar melhorar cada vez mais, não somente como atleta, mas também como time”, diz Manuela, que acompanha a Superliga e a trajetória da atleta.
“A Claudinha tem um jeito leve e descontraído, e passa uma tranquilidade gigantesca dentro e fora de quadra. Conversamos bastante sobre o nervosismo pré-jogo, o quanto o psicológico precisa ser trabalhado, além do físico. Ela nos deu algumas dicas preciosíssimas sobre concentração, e também a como lidar com resultados nem sempre felizes. Foi incrível poder ter alguém como ela no nosso treino, o time inteiro ficou muito feliz com a conversa que tivemos, e com toda certeza vai agregar muito na nossa preparação para o JIFSC”, afirma.
Os Jogos do IFSC chegam em 2024 a sua 11ª edição. A etapa para os estudantes dos cursos técnicos integrados vai ocorrer de 29 a 31 de outubro. Já a etapa gerais será realizada em 2 e 3 de novembro, com a participação de estudantes dos cursos de qualificação profissional, técnicos concomitantes e subsequentes, graduação, pós-graduação e Proeja. Os jogos serão disputados no município de Blumenau.