Nunca é tarde para recomeçar: Câmpus Joinville forma nova turma do Mulheres Mil

EVENTOS Data de Publicação: 05 set 2025 08:55 Data de Atualização: 05 set 2025 10:56

O sábado de 30 de agosto foi de festa para o Programa Mulheres Mil, que formou mais uma turma no Câmpus Joinville, desta vez no curso de Operador de Computador. “Mais do que a conclusão do curso, estamos comemorando conquistas, superações e novos começos”, resumiu a oradora da turma, Silvanir Bernardes.

Em seu discurso, ela lembrou como o sonho de aprender algo novo se sobressaiu aos desafios e inseguranças. “Para muitas daqui, a informática era um mundo distante e inacessível. Por isso, tivemos que aprender, antes de tudo, a acreditar que nós podemos. O programa Mulheres Mil foi uma ponte que ligou o sonho à realidade. E provou que conhecimento transforma e que nunca é tarde para recomeçar.”

Norbelis Alcira Gonzalez de Quintero foi uma das alunas que decidiu abraçar um novo futuro. Formada em Administração na Venezuela, Norbelis chegou ao Brasil com medo de “começar tudo de novo”, mas o programa lhe deu forças. “Eu vi que o IFSC, enquanto instituição, teve uma empatia muito grande por nós, que me ajudou a perder o medo. Esta acolhida foi o impulso que me ajudou a ir atrás dos meus sonhos e tomar a decisão de fazer uma nova faculdade.”

Neste semestre, Norbelis começou o curso de Ciências Contábeis em uma universidade particular, com bolsa integral do programa Universidade Gratuita, do governo de Santa Catarina. Em paralelo, ela se fortaleceu como empreendedora e passou a comercializar seus doces e salgados típicos da culinária venezuelana, e agora também brasileira, em feiras oficiais do município e outros eventos. “O conteúdo do curso do Mulheres Mil tem muito a ver com esta parte também.”

Formação cidadã

Iniciado em março deste ano, o curso chegou ao final das 160 horas de duração com 28 alunas na turma, com idades entre 17 e 70 anos. O êxito da turma se deve à metodologia diferenciada do Mulheres Mil, que oferece qualificação profissional, mas não foca apenas na capacitação técnica. O objetivo é a formação de mulheres enquanto cidadãs, com foco no empoderamento, na valorização de suas experiências e na promoção da igualdade de gênero.

Conforme a supervisora do curso, Suely Maria Anderle, o Mulheres Mil é um programa do Governo Federal que tem por objetivo promover a autoestima, empoderamento e geração de renda para mulheres acima de 16 anos. “É um programa que valoriza as mulheres e entende que elas precisam de um lugar adequado para aprender.”

Em seu discurso, o paraninfo e professor da turma, Aroldo Leandro Schmidt Reeck, explicou a estratégia do Mapa da Vida, em que as alunas fizeram um portfólio com fatos e sentimentos marcantes do presente e passado e expectativas de futuro. Ele aconselhou as mulheres a seguirem se capacitando e lembrou que o IFSC segue de portas abertas para elas. “Abracem o futuro com coragem e entusiasmo”.

Para o diretor do Câmpus Joinville, Maurício Martins Taques, é um orgulho formar mais uma turma do Mulheres Mil, porque comprova que o IFSC está alcançando sua missão de promover a inclusão e formar cidadãos e cidadãs para a transformação social, levando educação pública, gratuita e de qualidade. “Toda nossa história de 19 anos de Câmpus Joinville tem sentido quando vemos estas mulheres formadas, felizes pela conquista e com força para abraçar novas oportunidades.”

Como representante da Reitoria, o pró-reitor de Extensão e Relações Externas e ex-diretor do Câmpus Joinville, Maick da Silveira Viana, contou que o Mulheres Mil do câmpus já é destaque para a rede e referência de sucesso pela quantidade de alunas formadas. “Nem sempre, as mulheres têm as mesmas oportunidades. Mas, o IFSC também é de vocês. Que o conhecimento adquirido aqui seja alicerce sólido para construírem o que desejam.”

EVENTOS INSTITUCIONAL CÂMPUS JOINVILLE