PESQUISA Data de Publicação: 06 jun 2025 14:16 Data de Atualização: 06 jun 2025 15:48
Dos quatro trabalhos do Câmpus Canoinhas premiados no 3º Simpósio Catarinense do Campo à Mesa, realizado entre 19 e 23 de maio, dois são na categoria Pesquisa e Inovação em Agronomia. Ambos foram submetidos por grupos de estudos do curso de Agronomia, que têm como objetivo ampliar os conhecimentos na área através da pesquisa aplicada.
O trabalho “Influência dos níveis de sombreamento na produção de microverdes de couve”, do Grupo de Estudos de Fisiologia Vegetal do IFSC, ficou em segundo lugar no formato pôster. Na mesma colocação, mas no formato vídeo, ficou o trabalho “Crescimento de mudas de pinus com uso de Azospirillum e Trichoderma”, do Grupo de Estudos em Fertilidade e Nutrição.
- Veja no YouTube a apresentação do trabalho sobre microverdes de couve
- Veja no Youtube a apresentação do trabalho sobre pinus
“A conquista de premiações demonstra a dedicação e a qualidade dos trabalhos realizados pelo grupo, motivando os alunos a continuarem se aperfeiçoando, buscando novos desafios e contribuindo para o avanço do conhecimento na área de Agronomia”, explica professora Laís Fernanda Melo Pereira, coordenadora do Grupo de Estudos de Fisiologia Vegetal.
“A participação dos alunos de bacharelado em Agronomia em projetos de pesquisa é extremamente importante para a formação profissional e pessoal, pois permite a aplicação dos conhecimentos teóricos, o aprendizado de metodologias científicas e análise de dados, bem como o desenvolvimento de habilidades para atuação no setor agrícola”, reforça professora Laís.
Para a professora Eliziane Luiza Benedetti, coordenadora do Grupo de Estudos em Fertilidade e Nutrição, o trabalho em grupos de estudos facilita a troca de experiências dentro e fora do IFSC. “Nossa pesquisa com pinus é fruto de um trabalho realizado a muitas mãos”, conta Eliziane.
Além da participação de alunos de Agronomia do IFSC e uma mestranda da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - RS, responsáveis pelas avaliações e preparo da publicação, o trabalho contou com parceria entre a startup Inocular, que desenvolve os produtos biológicos testados, e o viveiro florestal Duffatto, onde o experimento foi conduzido.
“A premiação é importante para divulgação dos resultados de um assunto que ainda possui muitos gargalos, e também porque demonstra a importância de trabalhos realizados com parcerias, sendo todos beneficiados”, ressalta professora Eliziane.
O curso de Agronomia do Câmpus Canoinhas tem mais dois grupos de estudos: o Laboratório de Fitossanidade e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Fruticultura e Vitivinicultura.
Trabalhos do Câmpus Canoinhas premiados no Simpósio
Categoria: Pesquisa e Inovação em Agronomia
- 2º lugar formato pôster | Influência dos níveis de sombreamento na produção de microverdes de couve | Carolina Glinski Fiorin, Suzana Figura, Sabrina de Cassia Senen, Bárbara Thiem e Lais Fernanda Melo Pereira
- 2º lugar formato vídeo | Crescimento de mudas de pinus com uso de Azospirillum e Trichoderma | Rodrigo Zientara, Danieli Aparecida Kaminski Zientara, Viviane Bobrovicz, Murilo Girolimetto Kohler, José Carlos Romanchuk, Vilmara Aparecida Santos da Costa, Tânia Mara dos Santos e Eliziane Luiza Benedetti
Categoria: Pesquisa e Inovação em Ciência, Tecnologia e Engenharia de Alimentos
- 2º lugar formato vídeo | Análise da representatividade dos itens da cesta básica, em Canoinhas-SC, ao longo de 2024 | Gabriele Temoteo dos Santos, Mirelli Lúcia de Souza e Silva, Jefferson Treml e Luiz Paulo de Lima
Categoria: Experiências de Ensino e Extensão em Ciências Agrárias
- 1º lugar formato pôster | Saneamento ecológico: banheiro seco e telhado verde com captação de água da chuva, como proposta de aplicação de conceitos éticos e de planejamento da permacultura na construção civil | Roberta Costa Ribeiro da Silva, Aryane Spadotto, Cinthia Wambier Adimari, Gabriel Moraes de Bem, Manassés Carlos Taques (leia a matéria sobre o projeto)