Professor da UFSC participa de aula de eletroporação e ablação não térmica com estudantes de Engenharia Elétrica do Câmpus Itajaí 

PESQUISA Data de Publicação: 26 mai 2025 16:31 Data de Atualização: 29 mai 2025 10:30

O professor da UFSC Guilherme Pintarelli foi convidado para participar de uma aula teórico-prática de eletroporação e sua aplicação no tratamento de câncer por eletroquimioterapia para estudantes de Engenharia Elétrica do Câmpus Itajaí, realizada no último dia 14. O convite foi feito pelo professor do Câmpus Itajaí Roddy Romero e faz parte das ações do projeto de pesquisa Instigando alunos de Engenharia Elétrica a pesquisar sobre a eletroporação aplicada em áreas correlatas presentes no Câmpus Itajaí.

Guilherme é membro pesquisador do Instituto de Engenharia Biomédica (IEB) da UFSC e durante a visita ao Câmpus pode compartilhar um pouco da sua experiência na área para estudantes da unidade curricular de Eletromagnetismo e mostrar a aplicabilidade dessa técnica em soluções de engenharia. Os estudantes também puderam replicar a técnica em tecidos vegetais no laboratório de Eletromagnetismo do Câmpus Itajaí.

Na técnica de eletroporação para aplicações no tratamento de câncer, eletrodos são inseridos no tumor e a partir de pulsos elétricos é possível aumentar a permeabilidade das membranas celulares e com isso fazer com que o remédio chegue mais facilmente até a célula. Já a técnica de ablação não térmica é aplicada no tratamento de arritmias cardíacas, em que se utiliza energia elétrica para destruir células cardíacas responsáveis por problemas de ritmo. 

O projeto de pesquisa Instigando alunos de Engenharia Elétrica a pesquisar sobre a eletroporação aplicada em áreas correlatas presentes no Câmpus Itajaí conta com três bolsistas, do curso de Engenharia Elétrica e tem financiamento do edital de pesquisa nº 03/2024/Proppi/DAE. Os bolsistas participam de ações de divulgação das aplicações da eletroporação e o desenvolvimento de equipamentos para reproduzir experimentos com eletroporação no próprio Câmpus. O projeto é desenvolvido no âmbito do grupo de pesquisa em Instrumentação e Medição Aplicada (IMA). Interessados em participar do grupo podem entrar em contato através do e-mail roddy.romero@ifsc.edu.br.

PESQUISA CÂMPUS ITAJAÍ