PESQUISA Data de Publicação: 02 ago 2024 11:11 Data de Atualização: 09 ago 2024 18:51
Uma professora do Câmpus Chapecó do IFSC conquistou a segunda colocação como docente mais produtiva cientificamente no ranking do Observatório do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT). Onze professores do IFSC figuram no ranking, e a professora Roberta Pasqualli conquistou a segunda colocação entre 596 docentes, ao considerar as publicações de 2023.
O ProfEPT ocorre em 40 instituições associadas brasileiras, entre elas todos os Institutos Federais, e o Observatório ProfEPT tem como principal objetivo o mapeamento das áreas de pesquisa, perfis de professores e elaboração de indicadores de pesquisa. As estatísticas são realizadas usando o currículo Lattes dos docentes permanentes das instituições.
No caso de Roberta, foram 27 publicações, sendo que 16 delas são artigos publicados em periódicos de Qualis A (quatro artigos A1; quatro artigos A2, cinco artigos A3, três artigos A4). As demais são publicações em periódicos Qualis B e resumos de eventos.
As pesquisas foram realizadas em parceria com estudantes de Mestrado e de Pós-Graduação Lato Sensu dos diferentes estados brasileiros. E tem como objeto de estudo temáticas vinculadas à linha de pesquisa “Práticas Educativas em EPT”, mais especificamente voltadas para aos saberes docentes, juventudes e currículo integrado, que faz parte do ProfEPt IFSC.
"Trabalhar com pesquisa sempre esteve nos meus objetivos pessoais e profissionais e, com o ingresso como docente no ProfEPT IFSC, a materialização deste objetivo ficou mais próxima. Entretanto, entendo que a pesquisa só toma vida quando ela começa a dialogar com os pares e, por isso, é fundamental publicizá-la. Apresentar em eventos e publicá-las em periódicos que não sejam predatórios também faz parte do tornar-se pesquisador e, é nisso que tenho investido nos últimos anos”, destaca a professora.
Roberta ainda afirma que ter sido classificada em segundo lugar nacional mostrou que “o rigor científico, o trabalho árduo, especialmente aquele que muitas vezes é invisibilizado, e o respeito e parceria estabelecido com meus orientandos do ProfEPT, contribuiu não apenas para a formação no âmbito do ProfEPT IFSC, mas para a popularização da ciência em nível nacional e internacional."
Exemplos de publicações
Um exemplo de pesquisa que contou para a professora estar em segundo lugar no ranking do Observatório foi publicada na Revista ETD: Educação Temática Digital, da Unicamp, que possui Qualis A1. O texto apresentou as discussões realizadas no processo de elaboração, aplicação e avaliação de um Glossário Acadêmico de Libras para o ensino de Química no Câmpus Palhoça Bilíngue do IFSC. Trata-se de uma síntese de pesquisa realizada pela professora mestra Karina Zaia Machado Raizer (IFSC Câmpus Palhoça), orientada pela professora Roberta Pasqualli.
O ranking também levou em conta o artigo publicado na revista internacional Paradigma (Maracay) - também Qualis A1. O texto “O percurso de formação profissional das pessoas com deficiência dos cursos Técnicos do Instituto Federal de Santa Catarina pela ex-servidora do IFSC”, teve como objetivo apresentar o percurso de formação profissional dos estudantes com deficiência nos cursos Técnicos do Câmpus Florianópolis-Continente, analisando as repercussões da reserva de vagas para pessoas com deficiência no ingresso, na permanência, na conclusão e na inserção no mundo do trabalho. Essa pesquisa foi realizada pela mestra Eliete Santin Staub, ex-servidora do IFSC Câmpus Continente e atual pedagoga do Colégio de Aplicação da UFSC e pela professora Roberta Pasqualli, que foi sua orientadora de mestrado.
Professores do IFSC no ranking
- Roberta Pasqualli
- Salete Valer
- Volmir Von Dentz
- Gislene M. C. Raymundo
- Sabrina Bleicher
- Marizete B. Spessatto
- Crislaine Gruber
- Igor T. M. Mendonça
- Olivier Allain
- Marimar da Silva
- Douglas P. Juliani
Acesse o ranking do Observatório ProfEPT