Projeto de estímulo à leitura é contemplado no Prêmio Elisabete Anderle

EXTENSÃO Data de Publicação: 19 dez 2023 15:25 Data de Atualização: 21 dez 2023 21:36

A segunda edição do projeto “Ciclo de Oficinas Literárias: transvendo as escolas” está entre os selecionados no Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura e vai receber um incentivo de R$ 50 mil para desenvolver as atividades. Idealizado pela professora do Câmpus Garopaba Luana de Gusmão Silveira, o projeto visa fomentar o acesso à leitura, à literatura e ao livro e tem como foco os professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Paulo Lopes.

Luana explica que o projeto consiste em oficinas voltadas aos docentes para a formação de leitores e escritores no âmbito das salas de aula da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. As oficinas serão presenciais e ministradas por Luana e pela professora Marizete Spessatto, do Câmpus Florianópolis), sendo executadas no primeiro semestre de 2024. Ao todo 30 professores participarão do projeto, todos vinculados à rede municipal de ensino de Paulo Lopes, que receberão todo material necessário para trabalhar a temática em sala.

Uma das referências-base que serão trabalhadas nas oficinas é o livro “Terra de Cabinha: Pequeno inventário da vida de meninos e meninas do sertão”, escrito por Gabriela Romeu, que é jornalista, documentarista e escritora especializada em produção cultural para a infância.  A autora executará um encontro formativo no auditório do Câmpus Garopaba, em março de 2024, marcando a abertura do projeto.

A primeira edição do projeto ocorreu em 2022, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Garopaba, e atendeu 40 professores da rede, que tiveram a oportunidade de aprofundar reflexões a partir da obra de Gabriela Romeu, com foco no conceito de Inventário Cultural.

O ciclo de oficinas está previsto para iniciar no primeiro semestre de 2024, e o auxílio financeiro do prêmio será utilizado na produção do material distribuído aos professores participantes. O projeto acontece em parceria com o IFSC e com a Secretaria Municipal de Educação de Paulo Lopes.


 

EXTENSÃO CÂMPUS GAROPABA