Seis projetos de ensino vão receber apoio financeiro do Câmpus Florianópolis-Continente

ENSINO Data de Publicação: 18 set 2024 17:12 Data de Atualização: 18 set 2024 17:31

Seis projetos de ensino do Câmpus Florianópolis-Continente do IFSC foram aprovados para receber apoio financeiro por meio de edital interno do câmpus. Os projetos são um conjunto de atividades curriculares ou extracurriculares, preferencialmente articulados à pesquisa e à extensão, que ampliam o processo formativo, contribuindo com a permanência e êxito e a formação integral dos estudantes.

Os projetos selecionados têm prazo até 31 de julho de 2025 para serem executados. Conheça a seguir as propostas contempladas.

Projeto: A importância do profissional na gastronomia no século XXI
Proponente: Fabiana Mortimer Amaral
O que é: o projeto busca promover práticas e reflexões sobre o profissional da gastronomia por meio da utilização de insumos variados e atuais em aulas práticas do curso superior de tecnologia em Gastronomia, do curso técnico em Gastronomia, do curso Proeja e da especialização em Cultura e Sociobiodiversidade na Gastronomia, nas diferentes unidades curriculares que abrangem: habilidades básicas, cozinha clássica, cozinha internacional, cozinha contemporâneas. Terá como objetivo principal proporcionar aos alunos conhecimentos, habilidades, técnicas e atitudes coerentes com a necessidade do mundo do trabalho da área de gastronomia de forma contextualizada com as tendências atuais. Serão realizadas aulas práticas de receitas e técnicas clássicas, tradicionais e contemporâneas e no desenvolvimento de novas preparações utilizando produtos locais e também palestras e workshops de chefs de cozinha, empreendedores, egressos e estudantes que trabalham valorizando produtos e produtores locais bem como novas tecnologias da área. O ciclo de palestras e workshops será coordenado pelos professores vinculados ao projeto e abrange temas atuais da área profissional sendo aberto ao público interno e externo da instituição.

Projeto: As mídias sociais como instrumento facilitador na inserção do egresso de turismo no mundo do trabalho
Proponente: Maria Helena Alemany Soares
O que é: o projeto pretende reunir os produtos turísticos dos alunos que já atuam ou que possam vir a atuar como guias de turismo ou como agência em uma plataforma para que possam apresentar e oferecer os seus serviços e roteiros, como uma forma da inserção no mercado de trabalho atual que exige o uso das tecnologias digitais. O projeto tem por objetivo trabalhar a produção de um website como também a divulgação do trabalho deles por meio de outras mídias, como o Instagram. Visa também buscar a interdisciplinaridade das unidades curriculares "Linguagem e Comunicação" e "Projeto Integrador".

Projeto: Aulas práticas como método didático-pedagógico para a área de Serviços e Bebidas: foco na contemporaneidade
Proponente: Flavia Baratieri Losso
O que é: o projeto visa promover aulas práticas como método didático-pedagógico para fortalecer a atualização de processos e usos junto às práticas profissionais na área de serviços e bebidas para os estudantes do Câmpus Florianópolis-Continente. Como o setor regional de serviços e bebidas vem passando por transformações impulsionadas pelas mudanças nos hábitos alimentares e nas relações cotidianas, a proposta prevê atividades adicionais como palestras, oficinas práticas e aulas-show que possam integrar as práticas dos profissionais atuantes no mercado, os professores e os alunos envolvidos. Os proponentes esperam que a atual complexidade e riqueza em conhecimento percebida nas relações de atendimento e na elaboração de produtos gastronômicos do mercado sejam incorporadas às aulas práticas de bebidas e serviços.

Projeto: Conhecendo espaços para eventos
Proponente: Jane Petry da Rosa
O que é: o projeto propõe mapear, pesquisar, entrevistar os gestores e compartilhar informações relevantes sobre os espaços para eventos situados na Grande Florianópolis. O compartilhamento acontecerá através da criação de vídeos curtos e textos postados em uma página criada para este fim, na rede social Instagram.

Projeto: Nutrição nas fases da vida: da antropometria ao desenvolvimento de preparações culinárias
Proponente: Andréia Gonçalves Giaretta
O que é: o técnico em Nutrição e Dietética é o profissional que tem a responsabilidade de promover, manter e recuperar a saúde humana através de atividades relacionadas à alimentação e à nutrição. Assim, o objetivo do projeto é potencializar os processos de ensino e a aprendizagem dos estudantes do curso técnico em Nutrição e Dietética do Câmpus Florianópolis-Continente, por meio da realização de aulas teórico-práticas e de oficina para as diferentes fases da vida que busquem a elaboração e criação de atividades e a promoção de debates sobre a temática. A metodologia proposta prevê: a criação e o preparo pelos estudantes, em aulas práticas, de receitas saudáveis para as diferentes fases da vida (infância, adolescência, fase adulta e fase idosa); a criação e o desenvolvimento de material educativo em sala de aula sobre as diferentes fases da vida; e a realização de evento aberto à comunidade acadêmica em comemoração ao Dia do Técnico em Nutrição (27 de junho), onde serão realizadas avaliação antropométrica gratuita de adultos e idosos e entrega à comunidade demateriais educativos elaborados previamente.​​​​​​​

Projeto: Participação discente na elaboração de produtos panificáveis, em grande quantidade, para doação à instituição que assiste pessoas em vulnerabilidade social
Proponente: Patrícia Matos Scheuer
O que é: o projeto tem como objetivo promover a participação dos estudantes na elaboração de produtos panificáveis em grande quantidade, para doação a uma instituição que assiste pessoas em vulnerabilidade social. O projeto é destinado a estudantes dos cursos técnicos em Panificação e em Confeitaria e do curso Proeja/técnico em Panificação. A proposta visa contribuir com a formação técnica e cidadã dos alunos envolvidos, oportunizando a eles: desenvolver habilidades práticas na elaboração de produtos de panificação e confeitaria em grande quantidade; planejar a produção a ser feita; pesquisar qual instituição será beneficiada; ampliar a vivência sobre a temática “Sociedade e Trabalho”; propagar a imagem do IFSC junto à comunidade externa.

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