Seminário de Ações Afirmativas debate Sistema de Cotas

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 26 jun 2025 20:36 Data de Atualização: 26 jun 2025 20:49

O Seminário de Ações Afirmativas do IFSC, realizado nos dias 25 e 26 de julho, no auditório da Reitoria, em Florianópolis, trouxe exemplos de inclusão e o debate sobre as ações inclusivas no IFSC, entre eles o sistema de cotas para ingresso instituição. 

Confira como foi a abertura do evento

Confira como foram os debates do evento

No segundo dia do evento, o tema foi o Sistema de Cotas nos processos de ingresso do IFSC. Servidores com experiência no tema fizeram contribuições teóricas e práticas, resultando em encaminhamentos para aperfeiçoamento das cotas, visando a facilitação do processo de ingresso e inclusão de outros públicos como cotistas.

Pela manhã, os participantes dividiram-se em grupos de trabalho Cota Escola Pública; Cota Renda; Cota Pretos, Pardos, Indígenas e Quilombolas (PPIQ), e Cota Pessoa com Deficiência (PcD). À tarde, foi realizada a plenária para apresentação dos resultados e encaminhamentos.

Entre os encaminhamentos, está a criação de um Fórum de Ações Afirmativas no IFSC, envolvendo a Reitoria e os câmpus. Além disso, os GTs serão mantidos pelo menos até o final do ano, com representantes de todos os câmpus e formalização por portaria, para aprofundamento dos temas.

Entre os outros temas levantados pelos GTs estão:

  • Estabelecer políticas institucionais de cota (específica do IFSC) prioritariamente para PcD e PPIQ desvinculado para além da Lei de Cotas;
  • Estabelecer políticas institucionais de cota, específica do IFSC, para imigrantes e egressos de serviços de acolhimento institucional, incluindo egressos de medidas socioeducativas, entre outros;
  • Estabelecer políticas de cota institucional PCD na pós-graduação lato sensu;
  • Criação de Comissão Central de Apoio de Cotas;
  • Criação de estrutura organizacional de Ações Afirmativas na Reitoria, em nível de Diretoria;
  • Implementação da análise de cotas antes da matrícula, com unificação dos resultados de todas as cotas em único momento;
  • Envio pelos chefes Depe de indicados a comporem os GTs com representação de cada cota para os câmpus que não tiveram participação no seminário.

A chefe do Departamento de Ingresso, Giselli Dandolini Bonassa, destaca que o trabalho dos GTs terá continuidade, para o aprimoramento e aprofundamento das propostas. “Acho que este Seminário reinicia um ciclo de debates nas ações afirmativas que estão há muito tempo parados na instituição. Ele coroou o movimento que vem sendo feito, retomado desde o final do ano passado, que é repensar as ações afirmativas, especialmente neste momento as cotas de acesso”, completa.

INSTITUCIONAL