SNCT: Câmpus Tubarão alia programação para estudantes e portas abertas à comunidade

PESQUISA Data de Publicação: 24 out 2024 15:05 Data de Atualização: 28 out 2024 08:03

O Câmpus Tubarão do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realizou de 14 a 19 de outubro a quinta edição do Seminário de Inovação e Tecnologia (Semit), evento que se integra às programações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Este ano, com a oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio pela primeira vez, uma das novidades foi a realização de um dia especial de visitação da comunidade, que pôde participar de atividades e conhecer o IFSC.

Os estudantes do Câmpus Tubarão tiveram a oportunidade de participar de oficinas variadas sobre áreas práticas relacionadas ao curso e também palestras com convidados externos que contribuíram com suas experiências profissionais.

“A Semana é um momento em que fazemos uma parada no Câmpus para trabalhar algumas atividades que não são tão comuns no dia a dia das disciplinas. Nossos alunos puderam ter contato com profissionais do mercado e tiveram momentos muito bacanas de troca de experiências, para além do que está previsto no currículo”, resume o professor Fernando Silvano Gonçalves, integrante da comissão organizadora.

Além da programação do Semit, o Câmpus Tubarão também realizou o IFSC Portas Abertas para divulgar a oferta inédita de cursos técnicos integrados eu ensino médio. A partir de 2025, o Câmpus terá duas turmas de Ensino Médio Técnico: Automação Industrial e Administração.

De acordo com o professor Gustavo Camargo Bérti, cerca de 600 estudantes de escolas públicas dos municípios de Capivari de Baixa, Pescaria Brava, Jaguaruana e Tubarão puderam conhecer a estrutura do Câmpus, os laboratórios, os cursos ofertados e os projetos que estão sendo realizados, tendo como guias na visitação os servidores e discentes. 

“Foi um dia bem importante para estes estudantes, a maioria deles veio para o IFSC com o ônibus ofertado pela instituição e já no trajeto receberam as informações sobre o processo de ingresso nos cursos técnicos integrados. Depois puderam experienciar o Câmpus ao longo da visitação. A empolgação e o interesse de muitos foram perceptíveis, enquanto equipe executora ficamos muitos realizados com esta ação”, afirma.

“Essas ações são de fundamental importância para a comunidade, que pode entender que o IFSC é uma instituição pública, gratuita, com laboratórios e equipamentos de qualidade, sem nenhum custo para estar aqui dentro. O IFSC Portas Abertas foi uma grande ação que colabora com o que viemos realizando”, complementa o diretor do Câmpus, Henri Belan.

A estudante Nicole Arent Loffi, bolsista de projeto de extensão do IFSC Portas Abertas, relata que os visitantes aprovaram a infraestrutura e os projetos do IFSC. “Foi uma oportunidade de imersão no ambiente do Câmpus para os possíveis futuros alunos da instituição. Consegui observar muitos encantados pela estrutura oferecida e por poder conhecer mais sobre o que será ofertado a eles”, diz.

PESQUISA EVENTOS CÂMPUS TUBARÃO