O que esse curso faz? Entenda melhor 10 cursos do IFSC

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 18 jun 2025 10:10 Data de Atualização: 18 jun 2025 14:10

Não é a primeira vez que isso é dito no Blog do IFSC, é verdade, mas vamos lá: sabe aquela ideia de que o IFSC tem um curso pra todo mundo? Tem o lado ótimo disso que é, de fato, a grande quantidade de cursos que você pode fazer por aqui. Porém, tem outro lado que pega bastante na hora de divulgar esses cursos, que é o quão específicos e diversos são vários desses cursos. Muitas vezes a comunidade não sabe muito bem o que eles fazem, antes de alguém que cursa parar e explicar.

Por isso, no post de hoje vamos te contar um pouco sobre 10 desses cursos menos “óbvios” que oferecemos aqui no IFSC. Vai que o que te faltava pra se inscrever era entender melhor, né?!

Curso superior de tecnologia em Sistemas Embarcados

Quando pensamos na palavra “embarcados” pensamos, geralmente, em barcos, embarcações ou coisas relacionadas ao mar, certo? Ainda mais considerando que o nosso CST em Sistemas Embarcados fica no Câmpus Tubarão, você pensaria que é um curso totalmente voltado para navios e tecnologias voltadas para essa questão, não é? A realidade deste curso, entretanto, é bem diferente e, embora os conhecimentos adquiridos nele possam ser usados nesse contexto, o profissional formado em Sistemas Embarcados pode trabalhar em uma infinidade de empresas de tecnologia.

Isso porque, os tais sistemas embarcados (traduzido do termo embedded systems) são aqueles que executam tarefas mais específicas dentro de um outro sistema: daí o embarcado, já que eles funcionam dentro de um sistema maior. Hoje em dia, os sistemas embarcados fazem parte de muitas coisas do nosso cotidiano, como carros, celulares e eletrodomésticos e tudo que envolve tarefas que requerem a precisão de um sistema específico, mas que acontecem dentro de um outro sistema maior.

Falando assim, dá pra entender um pouco melhor o nosso CST em Sistemas Embarcados, né? Alunos formados nesse curso estão habilitados a atuar com softwares e hardwares para sistemas embarcados, em seu desenvolvimento, projeto, aplicação etc. Na matriz do curso, há unidades curriculares de programação, automação, eletrônica, cálculo, desenvolvimento de produtos, entre outras. Ou seja, é um curso bem “de exatas”, tecnológico e com extenso campo de atuação! 😀

Quer saber um pouco mais? Temos um vídeo sobre esse curso:

-> Engenharia no IFSC? Temos!

Especialização Ciência é Dez

Que ciência é importante, todo mundo sabe. Mas será que você sabe o que uma especialização em Ciência é Dez diz sobre o currículo de um profissional? Se você tem dúvidas, nós vamos te explicar! Se você é aluno de uma das nossas licenciaturas, pode ser bem interessante para você.

A especialização Ciência é 10 não é um curso do IFSC em si, mas é, na verdade, uma pós-graduação lato sensu à distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em parceria com a Capes, o Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Por conta disso, o curso é ofertado em diversas instituições pelo Brasil, incluindo o IFSC. Por aqui, o polo que oferece o curso é no Câmpus Criciúma.

O objetivo desta especialização é oferecer a formação continuada de professores da rede pública de ensino que atuam nas unidades curriculares de ciências. Por isso, é um pré-requisito para cursar estar trabalhando na rede básica de ensino (preferencialmente na rede pública) e portar um diploma de licenciatura em Biologia, Física, Química, Pedagogia ou equivalentes. 

O professor formado por essa especialização vai se aprofundar nas questões de ensino e aprendizagem de ciências na escola e na realização de um projeto político-pedagógico escolar e um ambiente escolar que favoreça ao desenvolvimento do conhecimento, da ética e da cidadania. 🙂

Se você tem interesse, dá uma olhadinha no último edital para ter mais informações sobre o curso e o ingresso!

-> Você sabe a diferença entre pós-graduação lato sensu e stricto sensu?

Mestrado Profissional em Viticultura e Enologia

Ainda falando de pós-graduação, trouxemos mais uma que é uma parceria entre o IFSC e outra instituição! Nosso curso de Mestrado Profissional em Viticultura e Enologia, do Câmpus Urupema, é uma parceria com o IFRS Câmpus Bento Gonçalves e trata de um assunto interessantíssimo. Se você não sabe o que é Viticultura e Enologia, pode parecer um curso meio misterioso, mas prometemos que não é, não!

Viticultura é a produção da uva e derivados, como bebidas, e a Enologia é a área de estudo da produção do vinho. Assim fica mais fácil perceber o que esse curso faz, né?!

Os mestres em Viticultura e Enologia formados pelo IFSC atuam no setor vitivinícola (ou seja, produção de vinho), e se aprofundam nas questões que envolvem a produção de vinho para melhorar sua produção, gestão e usos de tecnologia e inovação nessa área. As linhas de pesquisas são voltadas para o uso de tecnologias em viticultura e enologia ou desenvolvimento e sustentabilidade na vitivinicultura.
 
Interessado? Veja a página do curso ou o vídeo que fizemos sobre ele:

Curso técnico integrado em Plásticos

Seria um curso sobre plásticos um curso que ensina a fazer plásticos? Bem, sim, mas não só isso! Às vezes a gente não pensa nisso, mas a produção de plásticos (algo que envolve muitos tipos de produtos do nosso cotidiano) é bem complexa e envolve diversos tipos de processo, desde a aquisição de matéria prima até o produto final. Os materiais poliméricos (formados pelas macromoléculas utilizadas para produzir plástico), dão muito pano pra manga em termos de estudo e usabilidade, tanto quanto as utilidades do plástico na nossa sociedade!

Por isso, no curso técnico integrado ao Ensino Médio em Plásticos, do Câmpus Caçador, se aprende uma porção de coisas sobre todo esse processo: desde o planejamento, controle e processo de produção, até mesmo reciclagem, matéria-prima, controle de qualidade etc. Isso tudo, é claro, junto com as unidades curriculares do Ensino Médio.

O aluno formado neste curso, além do diploma do Ensino Médio, vai também ser um técnico habilitado para atuar em sistemas produtivos da segunda e terceira gerações da indústria petroquímica, na indústria de produção, transformação, comercialização ou assistência técnica na área de materiais poliméricos, além de indústrias de embalagem e reciclagem.

Curso técnico em Refrigeração e Climatização

Seria um curso para a instalação de ar condicionado? Para montar geladeiras? Afinal, o que faz um técnico em Refrigeração e Climatização? Envolve, sim, um pouco dessas coisas, mas, como sempre, vai um pouco além! Aliás, nesse caso, estamos falando de dois cursos do Câmpus São José: o curso técnico subsequente ao Ensino Médio, com duração de um ano e meio, e o técnico integrado ao Ensino Médio, com duração de quatro anos.

Os nossos cursos técnicos em Refrigeração e Climatização habilitam os alunos para instalar, fazer a manutenção, supervisão e controle de qualidade de sistemas de refrigeração, como de geladeiras, de climatização, e de ares condicionados. Mas, além do estudo sobre conforto térmico de pessoas e conservação de alimentos, os estudantes também podem atuar em projetos de desenvolvimento de novos sistemas de refrigeração e climatização.

Faz parte da matriz curricular um pouco sobre eletrônica, mecânica, desenho técnico e unidades curriculares de sistema de refrigeração e climatização. Para saber um pouco mais sobre o curso, veja o vídeo a seguir:

-> Cursos de eletro: qual a diferença entre eles?

Curso técnico em Saneamento

Saneamento não é um conceito muito distante do nosso cotidiano: questões sobre saneamento básico são temas bem comuns de notícias, campanhas políticas, estudos ambientais e sociais. Porém, o que faz um técnico em Saneamento, especificamente?

Esse curso técnico subsequente ao Ensino Médio, ofertado pelo Câmpus Florianópolis, prepara os estudantes para atuarem em várias esferas do saneamento, desde obras até na manutenção de equipamentos e projetos. Isso considerando que saneamento envolve muitas coisas além de tratamento de água e esgoto. É, também, parte do estudo do curso em saneamento, questões sobre drenagem pluvial, limpeza urbana, vigilância sanitária, serviços funerários, aterros, reciclagem, compostagem, análise de água, enfim, bastante coisa!

Por isso mesmo que, na matriz do curso, há unidades curriculares como sociedade e meio ambiente, análises físico-químicos de águas e afluentes, limpeza pública e resíduos especiais, e tecnologia da construção. Apesar de ser um curso de um ano e meio, ele cobre bastante coisa, né?!

Se você tem interesse em saber mais, visite a página do curso.

Curso técnico integrado em Lazer 

Parece até um pouco engraçado pensar em um curso técnico em Lazer, né?! É um pouco difícil também pensar que parte, especificamente, de lazer e entretenimento que ele estuda. Por isso, incluímos ele nessa lista para você ver que esse é um curso bem interessante, em especial para quem quer entrar rápido no mercado de trabalho depois de sair do Ensino Médio. 

No curso técnico integrado ao Ensino Médio em Lazer, do Câmpus Garopaba, o aluno se prepara para atuar em atividades profissionais voltadas para o turismo e lazer, como o planejamento e organização de eventos recreativos, culturais e pedagógicos. Além disso, o aluno sai preparado para aplicar técnicas de recreação para promover lazer, qualidade de vida e, ao mesmo tempo, sensibilizar e promover a preservação do patrimônio histórico, cultural e ambiental.

Isso tudo é ótimo para quem quer se encaixar no mercado de trabalho do turismo ou eventos, por exemplo. Com esse curso técnico no currículo, é possível se candidatar a vagas para trabalhar com recreação em hotéis, escolas, cruzeiros, parques temáticos, empresas, buffets e espaços de realização de eventos e festas, empresas de eventos, entre outros! 🎉

Para saber mais, acesse a página do curso!

-> Turismo: conheça iniciativas do IFSC na área

Curso superior de tecnologia em Alimentos

O que tem a ver tecnologia e alimentos? 🤔 Muita coisa, com certeza! E o curso superior de tecnologia em Alimentos, oferecido pelos câmpus Canoinhas e São Miguel do Oeste, está aí para provar isso.

Ao escolher esse curso, o aluno vai aprender mais sobre os processos de beneficiamento, industrialização e conservação de alimentos e bebidas e entrar no caminho para se tornar um tecnólogo em Alimentos. Esse profissional é o responsável pela produção, supervisão e gestão de atividades que envolvem os processos da indústria alimentícia e de bebidas, da agroindústria e também do comércio de alimentos. Além disso, ele pode também realizar e supervisionar análises de qualidade nesta indústria e desenvolver processos de melhorias na industrialização de alimentos.

É bastante coisa, né?! Isso porque a área de Alimentos é, na verdade, bem grande e dispõe de várias atuações possíveis. É por isso que na matriz do curso há unidades curriculares como microbiologia, ética, química orgânica (na verdade, muitas unidades curriculares diferentes de química! hehe), panificação, tecnologia de óleos e gorduras… Entre muitas outras 🙂

Se você tem curiosidade sobre esse CST, dá uma conferida na página do curso do Câmpus Canoinhas e do Câmpus Sâo Miguel do Oeste!

Curso técnico integrado em Serviços e Produtos Bilíngues

O que faz, onde dorme, o que come um técnico em Serviços e Produtos Bilíngues? Se, para você, isso também é um mistério (como é para muita gente) vem com a gente que vamos explicar!

Esse curso técnico integrado ao Ensino Médio do Câmpus Palhoça Bilíngue é diferente dos outros porque é voltado para alunos surdos, falantes da Língua Brasileira de Sinais (Libras): daí o bilíngue do curso, uma vez que em todos os anos de curso a Língua Portuguesa é uma unidade curricular. A ideia é que o habilitado em Serviços e Produtos Bilíngues atue em serviços de atendimento aos cidadãos surdos em diversas áreas, assim como na criação de produtos e conteúdos em Libras e também na consultoria de projetos bilíngues e materiais audiovisuais.

Para isso, fazem parte da matriz curricular do curso unidades curriculares como Relações Humanas, Portugês como segunda língua para surdos, Relações do Mundo de Trabalho, entre outras voltadas para produtos bilíngues.

Confira aqui mais sobre esse curso e não tenha mais dúvida sobre o que ele faz! 😀

Técnico em Recursos Pesqueiros

Pelo nome “Recursos Pesqueiros” pode até ser que você consiga imaginar o que esse curso técnico integrado do Câmpus Itajaí faz. Afinal, um curso desses só pode ser voltado para a pesca, com o propósito de formar profissionais habilitados para trabalhar na aquicultura, certo? Mas, o que você provavelmente não sabe, é o quão envolvido com tecnologia e meio ambiente ele é!

Como você deve ter pensado, de fato o aluno formado neste curso vai poder atuar no cultivo de peixes, camarões, ostras, mexilhões, rãs e algas, além de atividades de pesca extrativa em rios, mares e lagos. Mas, além disso, o curso também prepara para outros tipos de produção aquícola, como tanques e viveiros, assim como para trabalhar em outros processos dessa cadeia produtiva envolvendo transporte e beneficiamento de pescado.

Para fazer tudo isso, as unidades curriculares fazem parte de diversas áreas do conhecimento, como física, meteorologia, oceanografia, química, biologia e até administração e artes. Algumas das unidades curriculares, por exemplo, são Operação de Embarcação e Navegação, Tecnologia Pesqueira e Gestão Pesqueira e Legislação.

Por isso, se você achou interessante a diversidade de conhecimentos para uma aquicultura eficiente, dá uma olhadinha na página do curso para saber mais!

-> Saiba quais tipos de curso o IFSC oferece!

Gostou de algum deles? Fique de olho nos processos seletivos do IFSC!

Sabemos que, além desses, existem muitos outros cursos no IFSC menos conhecidos, “diferentões” e que geram curiosidade. Infelizmente é difícil incluir todos em um único post, mas é para isso mesmo que cada um dos nossos cursos tem uma página aqui no nosso guia de cursos. Além disso, nós temos essa playlist do youtube chamada Profissões em Curso, que inclui mais alguns cursos super legais!

Se você gostou de um dos cursos que viu aqui ou bateu a vontade de se inscrever em algum curso e ainda não sabe qual, temos também outros links para facilitar a sua vida, olha só:

-> Confira aqui os editais com inscrições abertas
-> Faça o quiz para saber qual tipo de curso você pode fazer
-> Saiba como fazer para estudar no IFSC

Se tiver qualquer dúvida, conte com a gente!

Cadastre-se para receber nossos posts

Se você quiser receber nossos posts por e-mail sempre que publicarmos, deixe seu e-mail no nosso cadastro. Para ver tudo o que já publicamos no Blog do IFSC, clique aqui.

Se tiver sugestões de temas para o Blog do IFSC, elogios ou críticas, envie e-mail para blog@ifsc.edu.br.

BLOG DO IFSC BLOG DO IFSC