Cursos Técnicos
Lazer
Câmpus Garopaba
No curso de ensino médio técnico em Lazer, além das disciplinas do Ensino Médio, o estudante estará apto atuar em atividades profissionais relacionadas ao turismo e ao lazer. Durante o curso, aprenderá habilidades como: planejar, organizar e realizar atividades e programações de lazer para fins recreativos, culturais e pedagógicos, de acordo com o público-alvo, recursos e espaços disponíveis; aplicar técnicas de recreação para a promoção da diversão, do lazer, da qualidade de vida e do entretenimento; sensibilizar e promover, a partir das práticas do lazer e turismo, a proteção, a conservação e a preservação do patrimônio histórico, cultural e ambiental e o desenvolvimento social, entre outros.
Mercado de trabalho
- Meios de hospedagem;
- Restaurantes;
- Clubes;
- Brinquedotecas;
- Buffets e espaços de realização de eventos e festas;
- Empresas de eventos;
- Parques temáticos, de diversão e aquáticos;
- Cruzeiros marítimos;
- Espaços públicos de lazer;
- Espaços culturais;
- Shoppings;
- Acampamentos;
- Espaços de jogos eletrônicos;
- Estabelecimentos de saúde;
- Instituições de ensino públicas, privadas e do terceiro setor.
Pré-requisitos
Ensino fundamental completo.
Como entrar nesse curso?
Informações
Número de vagas | Carga horária | Turno | Duração |
---|---|---|---|
36 | 3280 | Integral | 3 anos |
-
Número de vagas
36
-
Carga horária
3280
-
Turno
Integral
-
Duração
3 anos
Infraestrutura
Biblioteca com acervo físico ou virtual específico e atualizado;
Laboratório de informática com programas específicos;
Laboratório didático com materiais esportivos, recreativos e de trabalhos manuais;
Laboratório de alimentos e bebidas;
Laboratório de cultura corporal/educação física;
Laboratório de reservas e hospedagem;
Sala de Artes/Laboratório de dança;
Sala multidisciplinar;
Centro multiuso;
Quadra adaptada (terrão);
Salas e laboratórios para o desenvolvimento de atividades das Unidades Curriculares da Formação Geral: laboratórios de: Química e Bioquimica; Citologia e Histologia; Biociências; Meio Ambiente e Geomática.
Matriz curricular
Projeto pedagógico do curso
Resolução de aprovação da oferta do curso
Projetos de pesquisa e extensão
A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão são contempladas nas UCs intituladas Oficinas de Integração, as quais objetivam ser um polo incentivador para a articulação entre as áreas de conhecimento que compõem o currículo e oferecem a possibilidade de intervenção durante o curso. Nelas, os estudantes serão requisitados a oferecer desenvolver projetos de ensino (1° ano), pesquisa (2° ano) e extensão (3° ano).
Certificação
Técnica em Lazer; Técnico em Lazer. |
Contato
E-mail da coordenação: lazer.tec.gpb@ifsc.edu.br
Corpo Docente
ADRIANA MURARA - Bacharel em Turismo e Hotelaria, Licenciatura em História, Especialização em Administração e Mestrado em Educação. https://sigaa.ifsc.edu.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=2206239&ids=8445
CRISTIANE OLIVEIRA DA SILVA https://sigaa.ifsc.edu.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=1010281&ids=9150
EDUARDO BATISTA VON BOROWSKI - Graduação em Educação Física, Mestrado em Educação e Doutorado em Ciências do Movimento Humano. https://sigaa.ifsc.edu.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=1245094&ids=8977
FÉLIX LOZANO MEDINA https://sigaa.ifsc.edu.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=1190200&ids=8993
JOÃO EDUARDO NAVACHI DA SILVEIRA https://sigaa.ifsc.edu.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=1263035&ids=10846
JOSE RODRIGO BARTH ADAMS https://sigaa.ifsc.edu.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=1872261&ids=8375
MICHELINE SARTORI - Bacharel em Turismo e Hotelaria https://sigaa.ifsc.edu.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=1896874&ids=6671
PAULA MAYARA ZUANAZZI https://sigaa.ifsc.edu.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=2410915&ids=9688
RENATA WALESKA DE SOUZA PIMENTA - Doutora e Pós-Doutora em Educação, Graduação, Especialização e Mestrado em História. https://sigaa.ifsc.edu.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=2045249&ids=7820
TELMA PIRES PACHECO AMORIM – Graduação em Letras Português-Inglês, Mestrado e Doutorado, ambos no Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC. https://sigaa.ifsc.edu.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=2218662&ids=7376
THALITA SALDANHA COELHO - Letras Língua Portuguesa e Literaturas, Mestrado em Literatura na linha de pesquisa Memória, História e Subjetividade e Doutorado em Literaturas, linha de pesquisa Crítica feminista e teorias de gênero. https://sigaa.ifsc.edu.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=3391733&ids=11921
Outras informações
Excepcionalmente, o primeiro ingresso do curso será na forma de sorteio público.
Página atualizada em: 21-07-2025 09:52:59
Cursos Técnicos
São cursos de ensino profissional, orientados para a rápida integração do aluno no mercado de trabalho e destinam-se a pessoas que já terminaram o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio. No IFSC, são três tipos de oferta de cursos técnicos:
Cursos Técnicos Integrados: para quem possui Ensino Fundamental completo. Nesses cursos, o aluno faz o Ensino Médio no IFSC junto a uma formação técnica.
Cursos Técnicos Concomitantes: para quem possui Ensino Fundamental completo e vai cursar ou está cursando o Ensino Médio em outra instituição. Nesses cursos, o aluno frequenta no IFSC apenas as disciplinas da formação técnica escolhida.
Cursos Técnicos Subsequentes: para quem possui Ensino Médio completo. Nesses cursos, o aluno frequenta no IFSC apenas as disciplinas da formação técnica escolhida.
Entenda melhor a diferença entre os cursos técnicos no IFSC neste post do Blog do IFSC
Como se inscrever
Para acompanhar todas as datas de ingresso, acesse o calendário de inscrições.
Deixe seus dados no nosso Cadastro de Interesse para receber um e-mail quando as inscrições estiverem abertas.
-
Não existem cursos com os critérios selecionados.