EXTENSÃO Data de Publicação: 10 jun 2024 15:14 Data de Atualização: 10 jun 2024 15:28
As alunas do curso de formação inicial em Operadora de Computador, do Programa Mulheres Mil, Câmpus Palhoça Bilíngue, visitaram a Organização não Governamental (OnG) Pró-CREP, localizada na Pinheira, em Palhoça, SC. A turma foi dividida em dois grupos: no dia 21 de maio, 10 alunas e uma professora realizaram a visita e no dia 22 foram 18 alunas e duas professoras.
A Pró-CREP é uma organização que visa criar, educar, reciclar, preservar e gerar renda. O objetivo das visitas das alunas do IFSC foi aproximar as teorias sobre desenvolvimento sustentável, educação ambiental, reciclagem, coleta seletiva, economia circular e trabalho com a prática sustentável desenvolvida na associação.
Segundo a professora Edimara Lúcia Rupolo, da unidade curricular Ética, Direitos Humanos e Saúde da Mulher e da Família, coordenadora da atividade, os dois grupos gostaram da visita, sendo que algumas alunas aproveitaram para adquirir objetos que precisavam na loja do cacareco com preços acessíveis e outras compraram roupas. "Ao longo da visita com os dois grupos as alunas compartilharam sonhos, expectativas e experiências de vida. Foi uma atividade muito importante para o curso”, destaca a professora.
O trabalho da Pró-CREP vai muito além da reciclagem e reuso de resíduos. É um espaço onde as pessoas encontram a oportunidade para reciclar a vida. Fundada em 1992, sediada na Pinheira, a associação possui atualmente 70 pessoas trabalhando e recebe os resíduos sólidos da Bacia do rio Maciambu, sul do município de Palhoça.
As alunas do Mulheres Mil conheceram as seguintes atividades:
• A gerência e gestão do pátio, com uma grande diversidade de materiais;
• A triagem dos resíduos sólidos, realizada manualmente por duas equipes, uma diurna e outra noturna;
• A oficina de produção de sabão utilizando óleo de cozinha recolhido pela Associação;
• A Lojinha do Cacareco, onde encontram materiais que podem ser reutilizados;
• O Brechó, com peças de roupas a preços sociais;
• Na oficina de Artesanato ficaram encantadas com as mandalas, mosaicos e outros materiais produzidos pela equipe;
• Na oficina de Costura Sustentável conheceram as possibilidades de reutilizar e customizar o jeans para a confecção de bolsas, almofadas, roupas, camas para pets, entre outros;
• A compostagem e o trabalho de poda de árvores realizado pela associação. A compostagem, no momento, é voltada para os resíduos orgânicos gerados pela própria associação e a poda de árvores pode ser agendada;
• Além dos trabalhos específicos mencionados acima, as alunas ouviram explicações da forma de organização e momentos de confraternização da equipe da Pró-CREP.