Alunos de Gestão do Agronegócio participam do Reuni Experience 

EVENTOS Data de Publicação: 17 mai 2024 20:05 Data de Atualização: 20 mai 2024 12:26

Na última semana, de 6 a 9 de maio, estudantes do Câmpus Lages do IFSC e da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) participaram da imersão Reuni Experience, uma versão tiro rápido do Reuni Challenge, a maior competição de Empreendedorismo Universitário do Brasil. No evento, realizado no Órion Parque Tecnológico, estudantes do curso superior de Gestão do Agronegócio receberam treinamento para tirar ideias do papel e propor soluções para problemas reais.

O professor Thiago Meneghel, coordenador do curso superior de Gestão do Agronegócio, explica como aconteceu a dinâmica das atividades do evento. "Foram feitas seis equipes misturando os alunos da Udesc e do IFSC. Foram problemas reais propostos para o setor do agronegócio aqui na região. As equipes apresentaram as suas ideias após quatro dias de trabalho", comenta. 

O professor comenta que os desafios eram muitos, como lidar com o descarte de lã de ovelha, problemas de matocompetição (que é quando uma floresta é plantada e o mato cresce em volta, matando mudas), entre outros que prejudicam o produtor e atrapalham o desenvolvimento regional. "Eu achei que para quatro dias de trabalho, surgiram ideias muito interessantes. Eu acho que para os alunos foi muito importante, também no sentido de que eles entenderam que a inovação, a criação de um novo produto para o mercado não se dá assim da cabeça do inventor, que olha para o céu e cria algo, na verdade é preciso uma demanda real do mercado, é preciso que alguém esteja passando por aquele problema, sentindo aquela dor e aí entram os profissionais para tentar solucionar aquilo e aí fazendo esse produto tem chance de se dar bem no mercado", completa o professor.

Os professores do curso de Gestão do Agronegócio atuaram como mentores da atividade, acompanhando os alunos no evento em seus dias de aula. Um deles é o professor Fernando Zinger, que também avalia como positivo o impacto dessa ação para a formação dos estudantes. O mais interessante é que, como eles são alunos do curso de Gestão do Agronegócio, muitas ideias que vieram, inclusive problemas, são atrelados a essa questão da gestão, a questão da organização dentro das empresas, relacionada, por exemplo, a novos processos e serviços, principalmente", comenta o professor.

O professor conta que a inovação tecnológica está embutida em alguma solução para algum tipo de produto. "Igual tinha lá a ideia do excesso de lã de ovelha, dos produtores de carne de ovelha. O que fazer com essa lã, se não tem mercado para ela? E aí, diferente da lã, por exemplo, das espécies laníferas (próprias para roupas e tecidos), você tem ali um produto que hoje não tem escoamento, então a inovação está em criar um produto novo a partir daí. ", destaca Fernando. Para ele, é importante, também, que os alunos estejam mergulhados nesse ambiente de inovação, mas principalmente na prestação de serviços diferenciados e de gestão, que corrobora com a ideia do curso.

O projeto para o descarte da lã de ovelha, aliás, foi o vencedor do desafio. A equipe, que contava com alunos do IFSC, criou os pellets de lã de ovelha, que serviriam para manter a umidade do solo e, assim, dando um destino ao material que antes era problema para ser descartado. O professor Fernando Zinger, Engenheiro Agrônomo e Doutor em Produção Vegetal, explica que esse tipo de lã, pelas suas características, consegue absorver até 20 vezes o seu peso em água. "Então, ela pode ser utilizada, por exemplo, para plantio de árvores ou espécies frutíferas, ou assim por diante, em regiões que têm problemas de seca. Ela vai funcionar como um retentor de água, algo que vai reter a água por um tempo bem maior", explica. O professor lembra que um produto concorrente a este existe no mercado em forma de gel, mas é um produto químico, não orgânico como seria um pellet feito de lã. Portanto, seria biodegradável e com essa alta capacidade de retenção de umidade, além também de liberação de nutrientes com o tempo.

O aluno Lucas Zanoni de Oliveira, do quinto módulo do curso, estava na equipe e conta como foi ter participado da experiência. "A atividade foi muito produtiva, pois faz com que tenhamos conhecimento de um mercado mais amplo e com matéria-prima que temos em nossa região que não é muito explorado. A persistência do desafio, que a cada momento nos indagava e ser mais corajoso e a concluir o que nós mesmo escolhemos em desenvolver foi o que mais me chamou a atenção", complementa.

Ana Cláudia Valente Tomasini, aluna do quinto módulo do curso superior de Gestão do Agronegócio, conta que o evento a fez "pensar fora da caixa" e ampliar seus horizontes. "Em um ambiente de um Parque Tecnológico e com auxílio de um excelente time de professores do IFSC Lages e UDESC certamente amplia. A ideia do Reuni sobre propor diferentes desafios e instigar o aluno a pensar em diversas soluções faz lembrar a cada participante sobre o seu próprio poder criativo e estratégico. Portanto, posso dizer que foi um estímulo de aprendizagem muito interessante, que me fez entender mais sobre o mundo das startups e de como podemos ir mais longe do que muitas vezes julgamos poder chegar", disse. Para a aluna, é o ambiente acadêmico contribuindo diretamente com as “dores” de empresas que buscam por respostas para colocarem em prática.

A aluna lembra que o ambiente de mentoria, além da oportunidade de conhecer diferentes pessoas e ter acesso a diferentes pensamentos e feedbacks, revela o evento como muito importante para cultivar um networking. Além disso, o evento serve como um aliado no processo de ensino-aprendizagem e na criação de laços do aluno com a instituição, sendo também um agente no combate à evasão. "Toda e experiência que une a teoria com a prática, ao meu ver, é extremamente preciosa e possui um maior poder para ampliar pensamentos e horizontes. Todo esse contexto contribui para o aluno permanecer no curso, ficar mais interessado e nunca parar de estudar.

O Reuni Challenge ocorre em setembro, de 4 a 7 de setembro. 22 equipes participaram da edição de 2023 do evento. Para saber mais sobre o Reuni, acesse o site do evento

 

EVENTOS CÂMPUS LAGES