ENSINO Data de Publicação: 13 ago 2025 15:35 Data de Atualização: 15 ago 2025 09:49
Os alunos do primeiro ano do curso de Mecatrônica do Câmpus Criciúma do IFSC irão disputar, neste sábado (16), a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), em Joaçaba. A equipe que irá representar Criciúma é a Tech Machine, formada por Antônio Ferreira Scarsi, Davi Serafim Ronconi, Mateus Viana Serafim Justino,e Jonnathan Xavier Orellana Duarte, sob supervisão do professor Giovani Batista de Souza.
A delegação criciumense viaja para a olimpíada nesta sexta, e compete durante todo o sábado na cidade do meio-oeste catarinense. Na competição, os estudantes vão competir na fase de resgate da competição, com o robô montado pelos alunos. A fase consiste em utilizar as máquinas para ações de resgate em locais nos quais os humanos não conseguem alcançar.
O título da fase estadual garante a classificação para a etapa nacional da OBR, que acontece em novembro. Para o professor, o evento é muito mais do que apenas sobre a vitória e classificação. “Espero que os alunos vençam esta etapa, mas o mais importante é que os alunos aprendam a competir e respeitar os outros, também a troca de experiência é valorizada”, destaca Giovani Batista.
Já para os alunos que irão representar o IFSC, o sentimento é de orgulho e de realização pela oportunidade. “Acho que novas experiências, também poder aplicar um pouquinho do que a gente trabalha por alguns meses, e se tudo der certo, um bom resultado também”, espera o estudante Antônio Ferreira.