ENSINO Data de Publicação: 04 jul 2025 16:37 Data de Atualização: 04 jul 2025 19:37
A resolução com as Diretrizes para Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ou Qualificação Profissional do Instituto Federal de Santa Catarina foi aprovada ad referendum pelo presidente do Conselho Superior (Consup) do IFSC, reitor Maurício Gariba Júnior, em 27 de junho.
A proposta foi elaborada pelo grupo de trabalho (GT) de mesmo nome, coordenado pela Coordenadoria de Cursos FIC e Técnicos Concomitantes e Subsequentes, vinculada à Diretoria e à Pró-Reitoria de Ensino (Diren/Proen). A construção desta diretriz teve início em 2022, mas, segundo o coordenador de cursos FIC e Técnicos, Marcelo Palma de Oliveira, as primeiras discussões sobre o tema já tinham sido feitas em 2010.
Em 2024, foi realizada a consulta pública, onde os câmpus puderam debater coletivamente o documento e propor considerações. "Não são cursos menores ou menos importantes. Eles têm uma importância estratégica pois permitem o acesso a trabalhadores de diversos níveis de escolaridade, oportunidade de recolocação e vão construindo, inclusive a expectativa de um retorno à escola”, destacou Adriano Larentes da Silva, pró-reitor de Ensino.
De acordo com o documento, os cursos FIC são fundamentados em princípios como o diálogo entre instituição e comunidade; inserção profissional no mundo do trabalho, por meio da formação integral para a vida no contexto laboral e social; valorização das experiências anteriores dos discentes; reconhecimento das especificidades do discente jovem e adultoe articulação com cursos oferecidos por outros câmpus do IFSC e instituições considerando o
contexto regional.
Para Adriano, um destaque das diretrizes é que os cursos de qualificação agora passam a ser aprovados diretamente pelos câmpus. "Esta é uma demanda antiga da comunidade acadêmica. A aprovação diretamente pelos câmpus permitirá um atendimento mais rápido às demandas locais", explica o pró-reitor.
Confira a íntegra do documento.