Biblioteca transforma vidas em livros em Jaraguá do Sul

EXTENSÃO Data de Publicação: 18 out 2024 19:33 Data de Atualização: 22 out 2024 14:00

A vida de uma pessoa pode ser entendida como sendo um livro: a história tem um enredo, personagens, momentos de grande emoção e sempre pode servir de inspiração para outras pessoas. Com esse modo de pensar, a equipe da biblioteca do Câmpus Jaraguá do Sul-Rau realizou o projeto “Biblioteca Viva”, que neste ano fez parte da 3ª Semana Cultural do IFSC Rau e ocorreu em paralelo às atividades da 21ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Segundo a bibliotecária Roseli Aparecida Teixeira, nesta edição do projeto os convidados compartilharam suas histórias profissionais e contaram como começaram suas jornadas. “Buscamos nesta primeira edição algumas pessoas que desenvolvem atividades nas áreas dos cursos ou das disciplinas do câmpus”, explica.

Para Roseli, o conceito de “Biblioteca Viva" remete, também, a uma transformação na forma como estudantes e servidores entendem a ideia de biblioteca. “Tradicionalmente, as bibliotecas são vistas como repositórios ou depósitos de conhecimento, que ficam registrados em livros, periódicos e outros meios físicos ou digitais. No entanto, a biblioteca ultrapassa essa definição ao incorporar o conhecimento vivo, experiencial e cultural de pessoas que compõem a comunidade”, destaca.

Após receber as três pessoas convidadas, a equipe envolvida com o projeto avalia que a proposta foi bem recebida por estudantes e demais participantes das atividades. “Tivemos boa repercussão e uma conclusão excelente. Por isso nossa intenção é fazer com que a ‘Biblioteca Viva’ passe a integrar regularmente o calendário de atividades da Semana Cultural”, afirma a bibliotecária.

Confira, a seguir, quais pessoas compartilharam suas histórias na primeira edição do projeto “Biblioteca Viva” do Câmpus Jaraguá do Sul-Rau:
- Wilfried Kopp, com o tema “Tornando empresas brasileiras mais produtivas” (ISCAR & WIFER);
- Hugo Gustavo Gomez Mello, que trabalha no setor de tecnologias para produtos digitais da WEG;
- Lilian de Jesus, neta da escritora Carolina Maria de Jesus que foi escritora, compositora, cantora e poetisa brasileira e ficou famosa por seu primeiro livro “Quarto de Despejo: diário de uma favelada”.

Confira mais imagens da SNCT nos álbuns de fotos do Facebook do IFSC Jaraguá do Sul.

EXTENSÃO CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-RAU