EVENTOS Data de Publicação: 11 jul 2024 17:22 Data de Atualização: 11 jul 2024 17:41
Monalisa da Cruz Matos e Poliana Aparecida Pazdziora foram as primeiras alunas do Câmpus Canoinhas a participar da fase final da Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (Omif). Entre 23 e 26 de maio, elas estiveram em Cuiabá - MT, junto com o professor de matemática Marlon Mulhbauer, na sexta edição do evento. Neste ano, a Omif foi sediada pelo Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT) e reuniu estudantes de ensino médio técnico de todo país.
“Foi um dos eventos mais marcantes que já participei. Acredito que muito mais gratificante do que o resultado foi a experiência que todos levamos da olimpíada, com seus mentores e organizadores que deram vida ao evento. E, principalmente, teve toda a diversidade de estar em meio a um Brasil todo reunido em um câmpus, todos os colegas de institutos federais que conheci e as amizades que trouxe na mala de Cuiabá. Isso foi a principal medalha que todos ganhamos desse evento único”, avalia Poliana, de 16 anos, aluna do curso técnico integrado em Edificações.
“A experiência no geral foi incrível. Tivemos palestras, uma feira de matemática e minicursos, e foi ótimo ver e aprender mais sobre a matemática. Além, claro, das pessoas que encontramos. Conversei com pessoas do Nordeste, Norte e Sudeste; falamos principalmente sobre nossas culturas, e gostamos muito de ver como somos diversos”, comenta Monalisa, de 18 anos, do curso técnico integrado em Alimentos.
Para o professor Marlon, a Omif também foi uma experiência marcante. “O evento foi de uma grandeza ímpar, focado no bem estar dos alunos e servidores, estimulando os alunos no desenvolvimento de competências matemáticas. Diferentemente de outras olimpíadas que participamos, essa é muito mais que uma prova, mas sim uma experiência cultural e social”, confirma. Ele e o professor Claudio Iavorski, do Instituto Federal do Paraná (IFPR), ministraram um minicurso durante o evento, de Geometria Esférica para Estudantes do Ensino Médio.
Para os próximos anos, a expectativa é que mais alunos do Câmpus Canoinhas participem da Omif. “Temos a certeza de que o relato das alunas aumentará o interesse na participação em próximas edições”, destaca professor Marlon, confiando no interesse de Poliana e Monalisa pela matemática e por olimpíadas.
“A matemática é uma das matérias que mais gosto; ela nos ajuda a exercitar e testar nossa mente. Gosto bastante das questões onde precisamos usar o raciocínio lógico para resolvê-las”, conta Monalisa. “Acredito que mais que números, existe um autoconhecimento quando eu estudo matemática. É sobre como eu me sinto com cada desafio e cada olimpíada: o alívio de uma lista de exercícios gabaritados ou um desafio de lógica que me traz prazer em conseguir resolver”, descreve Poliana.
Além da equipe do Câmpus Canoinhas, o IFSC foi representado por mais cinco alunos, dos câmpus Chapecó, Florianópolis, Joinville e Xanxerê. Confira o desempenho:
Medalha de ouro
- Mundo Park - Câmpus Florianópolis
- Paulo Pimentel Regueira - Câmpus Joinville
Medalha de participação
- Juan Luca da Rosa Schacke - Câmpus Chapecó
- Monalisa da Cruz Matos - Câmpus Canoinhas
- Poliana Ap. Pazdziora - Câmpus Canoinhas
- Vicente Luzzi Seganfredo - Câmpus Xanxerê
- Vitor Stein - Câmpus Joinville