ENSINO Data de Publicação: 04 set 2025 12:33 Data de Atualização: 05 set 2025 16:40
Dois projetos desenvolvidos no Câmpus Canoinhas foram premiados no Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC (Sepei) 2025, realizado de 26 a 28 de agosto, no Câmpus Palhoça Bilíngue. Os trabalhos se destacaram na modalidade de apresentação on-line, nas categorias DT 3 - Ação social, desafios educacionais no Brasil de hoje,inovação didática e fazer profissional inclusivo e DT 4 - Processos produtivos, tecnologias e tendências para o presente e o futuro.
Os trabalhos destaque são:
- “Educação inclusiva discente no Proeja IFSC Canoinhas: análise do processo de alfabetização e letramento, através das narrativas (auto)biográficas” (DT3), submetido por Nadja Regina Sousa Magalhães, André Rossano Cordeiro e Laura Alexandre dos Santos
- “Simulação prática de estratégias bioclimáticas em projetos de arquitetura” (DT 4), desenvolvido em parceria com o Câmpus Florianópolis e submetido por Gilmar Saramento Júnior, Saul Dembinski, Gabriel Moraes de Bem e Aryane Spadotto
Conforme o professor dá área de Edificações Gabriel Moraes de Bem, a importância da divulgação do trabalho no Sepei está no compartilhamento da experiência com os outros câmpus, colegas pesquisadores e alunos. “Isso faz com que os esforços locais tenham um reflexo em rede, de forma abrangente, como uma comunidade”, conta professor Gabriel.
A professora de Educação Especial Nadja Magalhães também destaca a importância da premiação, principalmente por ter o reconhecimento de um trabalho na área da Educação Especial em uma perspectiva inclusiva para estudantes do Proeja. “Demonstra também a importância da iniciação científica com a participação dos nossos estudantes e o incentivo do fomento financeiro às pesquisas desenvolvidas no IFSC”, enaltece.
Conheça os trabalhos
Educação inclusiva no Proeja:
O trabalho apresentado no Sepei tem como base um projeto de pesquisa desenvolvido, desde março deste ano, com 25 alunos do curso Proeja/Técnico em Agroecologia, com idade entre 18 e 68 anos. A proposta é identificar quais são as implicações e impactos das atividades de alfabetização e letramento no cotidiano dos estudantes e como contribuem no seu desenvolvimento formativo e profissional, além de valorizar suas histórias pessoais.
A análise evidenciou desafios relacionados à permanência na educação, especialmente para aqueles que interromperam os estudos precocemente: 52% possuem ensino fundamental incompleto. “As narrativas compartilhadas no cotidiano da sala de aula, indicam que o retorno à escola é frequentemente marcado por um desejo de superação e valorização pessoal”, indica a pesquisa.
Outros dados pesquisados foram com relação à situação profissional, habilidades de leitura e escrita e tempo de estudo em casa. Os dados sobre leitura e escrita, por exemplo, demonstram a necessidade de práticas pedagógicas adaptadas para diferentes níveis de alfabetismo. "A escuta ativa das trajetórias dos estudantes torna-se uma ferramenta pedagógica essencial para práticas mais inclusivas."
Simulação prática de estratégias bioclimáticas:
O projeto teve início em setembro de 2024 e foi concluído em agosto deste ano. Com a transferência do professor Gabriel para o Câmpus Florianópolis, em janeiro, a execução do projeto seguiu nos dois câmpus, fortalecendo o trabalho cooperativo. O objetivo principal é proporcionar aos alunos a compreensão dos efeitos bioclimáticos de forma lúdica e interativa a partir de uma maquete com diferentes materiais, juntamente com a simulação da incidência solar e de ventos na edificação.
Dentro das devidas proporções, é possível analisar aspectos como: cor da superfície, resistência e transmitância térmica, inércia térmica para resfriamento e aquecimento, ventilação cruzada e sombreamento, para o inverno e verão. “Esta etapa inicial contribui para fundamentar ajustes futuros na proposta arquitetônica e reforça a importância da avaliação técnica e prática no ensino de projeto”, avalia a equipe.
A maquete foi baseada em uma habitação de interesse social, executada em Canoinhas. Entre as constatações encontradas na análise do projeto real, está o fato do percentual de ventilação nos quartos estar abaixo do recomendado, embora o desempenho térmico do sistema de vedações verticais externas do modelo de construção estudado e área de elementos transparentes atendam aos critérios mínimos das normas técnicas.
Em função da data de submissão do artigo para o Sepei, foram apresentados apenas os resultados preliminares, contemplando a análise do clima, estratégias arquitetônicas e a verificação do atendimento do projeto real às especificações normativas de desempenho. Em eventos futuros, serão explorados os resultados da atividade prática com os alunos do projeto.