Câmpus Gaspar passa a ofertar curso técnico em Meio Ambiente

ESTUDE NO IFSC Data de Publicação: 06 nov 2024 16:37 Data de Atualização: 06 nov 2024 20:09

A partir do primeiro semestre de 2025, o Câmpus Gaspar passará a contar com mais um curso técnico, o técnico subsequente em Meio Ambiente, que é voltado para quem já concluiu o Ensino Médio. O curso terá duração de três semestres e será semipresencial com aulas assíncronas, ou seja,  o estudante terá acesso on-line aos conteúdos sem necessidade de interação em tempo real, e uma aula presencial uma vez por semana no Câmpus Gaspar. “A nossa proposta é fazer com que esta aula presencial seja um momento muito qualificado e que não seja apenas de avaliações, em que haja aulas práticas em laboratório, visitas técnicas, saídas de campo e palestras. A demanda para abrir este curso já é antiga e era algo que vínhamos pensando desde a inauguração do Câmpus. Entendemos que por ser um curso semipresencial isso dará oportunidade para que profissionais de outros municípios aqui da região também possam fazê-lo”, explica o professor Bruno Menezes Galindro.

A oferta será anual e serão disponibilizadas 80 vagas, sendo 40 para o polo Gaspar e outras 40 para o polo Itajaí. No curso, o estudante terá aulas de legislação ambiental, de avaliação de impactos, de gerenciamento de resíduos, de agroecologia e de tratamento de água e efluentes. “Com este curso, queremos chegar aos profissionais que atuam em empresas têxteis, de alimentos, químicas e que queiram inserir a questão ambiental em seus processos, aos profissionais que atuam na elaboração de políticas públicas e também aos que concluíram o Ensino Médio e querem conhecer melhor esse assunto. Ao longo do curso, esses profissionais precisam entender de legislação ambiental brasileira e de acordos internacionais sobre a questão ambiental, precisam saber criar indicadores e parâmetros, fazer análises qualitativas e de processos e a elaborar estudo de impacto ambiental”, afirma o professor. 

A forma de seleção será por sorteio público e as aulas devem iniciar no mês de março. O curso terá como infraestrutura uma série de laboratórios como de química orgânica, microbiologia, físico-química e de análises, bem como laboratórios de informática, caso o estudante queira fazer suas aulas on-line no Câmpus.

Se você ficou interessado no curso, saiba que estamos com inscrições abertas até 3 de dezembro.

 

ESTUDE NO IFSC CÂMPUS GASPAR