Câmpus Itajaí passa a contar com Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi)

ENSINO Data de Publicação: 27 ago 2024 17:21 Data de Atualização: 30 ago 2024 11:31

Em reunião do colegiado no último dia 19 de agosto, foi aprovada a criação do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Câmpus Itajaí. Com a oficialização, o Câmpus é o sétimo do IFSC a contar com um Neabi. Há ainda outros seis câmpus que estão trabalhando para a implementação de núcleos locais.

Desde 2023, uma série de ações já vinham sendo realizadas no Câmpus Itajaí pelo projeto de ensino “Implantação do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros no Instituto Federal de Santa Catarina como uma ação educativa de inclusão, formação e conscientização decolonial, contribuindo para a promoção da equidade racial e direitos humanos”. “Há mais de um ano, nós criamos o grupo de trabalho a partir de uma demanda de um estudante que viveu uma situação de racismo e ele nos procurou para solicitar a criação de um Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas no Câmpus. A partir do projeto de ensino passamos a atuar em duas frentes, promovendo uma série de eventos como rodas de conversa e cine debates durante o primeiro “Novembro negro” do Câmpus e passamos a atuar para a criação do regulamento para implementar o Neabi”, explica a servidora do Câmpus Itajaí e uma das integrantes do Núcleo Rose Fernandes de Souza.

Dentre as ações já realizadas pelo grupo estão a exibição dos filmes “Boa esperança” e “Deus”, rodas de conversa sobre letramento racial, sobre o protagonismo da população negra em Itajaí, facetas do racismo na sociedade, historicização dos Neabis e das leis que tornam obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira. Foram realizadas ainda a apresentação de uma peça sobre a história de Robson Silveira da Luz e o movimento negro unificado e oferta de oficinas de roda de tambor crioula, em parceria com o  Movimento Baque Mulher de Itajaí/Balneário Camboriú. O grupo ainda apresentou trabalhos na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Câmpus Itajaí em 2023 e no Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei) do IFSC deste ano.  

O estudante da Engenharia Elétrica do Câmpus Itajaí Lucas Varelo Pereira foi bolsista do projeto de ensino e acompanhou todo o processo para a implantação do núcleo. “Participar das ações de implantação do Neabi me impactou muito. Eu, por exemplo, hoje me incomodo quando as pessoas se referem a mim como moreno ao invés de falar negro. Eu vejo que as rodas de conversa e que os cine debates já promovidos foram cruciais para ouvir os estudantes e para a troca de experiências.”

Com a oficialização do Núcleo, já estão previstas novas ações. “Já pensamos em atividades no bairro Nossa Senhora das Graças em Itajaí e na realização de uma Quizomba no Câmpus em novembro. Queremos também analisar os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) dos técnicos integrados para verificar se eles estão de acordo com as leis nº 10.639 de 2003 e a nº 11.645 de 2008 que estabelecem e tornam obrigatório o ensino de história e cultura indígena e afro-brasileira dentro das disciplinas no ensino médio”, explica a servidora do Câmpus Rose Fernandes Souza.  

O Neabi também é um dos articuladores, juntamente com o setor de biblioteca do Câmpus, do projeto de ensino “Cultura em debate: clube de leitura e cineclube na promoção da conscientização étnico-racial” que foi aprovado com recursos da Pró-reitoria de Ensino do IFSC e que começará a ser executado ainda neste ano.

Além de estudantes e servidores do Câmpus Itajaí, o Neabi conta com a participação de membros da comunidade externa. Há representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra de Itajaí (Conegi), do Núcleo Afrodescendente Manoel Martins dos Passos, do Grupo Mariama e do Baque Mulher de Itajaí/Balneário Camboriú. 

Encontros Neabi

O Neabi irá promover reuniões mensais e está aberto a participação de estudantes e servidores. A próxima reunião será no dia 28 de agosto, das 12h25 às 13h25, na sala de reuniões do Câmpus. Quem quiser ter mais informações pode enviar e-mail para neabi.itj@ifsc.edu.br. 

 

ENSINO CÂMPUS ITAJAÍ