Câmpus Joinville tem dois trabalhos premiados no Simpex 2025 por excelência acadêmica e integração entre pesquisa e aplicação prática

PESQUISA Data de Publicação: 17 jun 2025 15:40 Data de Atualização: 18 jun 2025 08:41

Dois trabalhos do curso de Engenharia Mecânica do Câmpus Joinville foram premiados no Simpósio Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Simpex) 2025, realizado de 27 a 29 de maio, em Florianópolis. Organizado pelo Centro Universitário Senai-SC (UniSenai), o evento teve palestras, painéis e apresentações de pesquisa que destacaram a relevância da inteligência artificial (IA) para inovação, sustentabilidade e eficiência industrial.

Entre os 163 trabalhos aprovados para exposição on-line, os projetos do Câmpus Joinville ficaram entre os doze premiados na categoria Pôster. Durante a cerimônia de premiação do Simpex, os trabalhos foram destacados como exemplos de excelência acadêmica e de integração entre pesquisa e aplicação prática, reforçando o comprometimento do IFSC com o desenvolvimento educacional e científico. 

O trabalho “Influência da temperatura de tratamento na aderência de camadas boretadas em aço AISI 8640” é resultado de uma parceria do IFSC com UniSenai e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O estudo investigou como diferentes temperaturas de tratamento térmico influenciam a aderência em camadas boretadas no aço AISI 8640, com aplicação em processos industriais. A autoria é de professores do Câmpus Joinville do IFSC, Anael Krelling, Jefferson Jeronimo e Ivandro Bonetti; do UniSenai, Bruna Z. Camillo; e da Udesc, Julio Milan e Cesar da Costa.

Já o projeto  “Uso da impressão 3D para educação e conscientização sobre doenças renais” é de autoria do estudante Brennon Borba e dos professores Ivandro Bonetti, Anael Krelling e Jefferson Jeronimo, todos do Câmpus Joinville do IFSC. O trabalho explorou a utilização da tecnologia de impressão 3D como recurso pedagógico para sensibilizar sobre prevenção de doenças renais, aliando tecnologia e educação em saúde.

Segundo os professores Anael e Ivandro, a conquista é resultado do apoio institucional, da infraestrutura oferecida pelo câmpus e da dedicação da comunidade acadêmica. “A premiação não é apenas reconhecimento individual, mas celebra a trajetória coletiva do IFSC Joinville em eventos científicos de alcance nacional”, enfatizam os professores de Engenharia Mecânica.

PESQUISA CÂMPUS JOINVILLE