Câmpus Joinville tem três projetos premiados no Sepei 2024

EVENTOS Data de Publicação: 26 ago 2024 19:59 Data de Atualização: 27 ago 2024 15:31

Entre os 24 trabalhos científicos premiados no Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei) deste ano, três são do Câmpus Joinville: O ato de estudar em foco: uma construção coletiva; Conscientização da dengue através de jogos digitais; e Grupo de Pesquisa Florescer: fomentando ensino, pesquisa e extensão no Instituto Federal de Santa Catarina

A premiação ocorreu no encerramento do Sepei, no dia 22 de agosto, no Câmpus São Miguel do Oeste, onde aconteceu o evento. Todos os trabalhos apresentados durante o Sepei 2024 foram avaliados por bancas examinadoras e os três melhores de cada grupo temático foram premiados, tanto na categoria presencial quanto na on-line. No total, foram 360 trabalhos inscritos.

O Câmpus Joinville participou com 18 trabalhos científicos, resultantes de projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pelos diferentes cursos técnicos e superiores do câmpus. Foram dez com apresentação on-line e oito presenciais. Os três vencedores foram na modalidade on-line. 

Estudo em foco 

O trabalho “O ato de estudar em foco: uma construção coletiva”, de autoria de Cristina Folster Pereira, Fernanda Greschechen, Isabel Aurea Miranda, Lukese Rosa Menegussi, Priscila Juliana da Silva e Renato Ochner Nogueira, ficou em primeiro lugar na Divisão temática 3: Ação social, desafios educacionais no Brasil de hoje, inovação didática e fazer profissional inclusivo.

O projeto de ensino foi desenvolvido com alunos dos cursos técnicos integrados e concomitantes em Eletroeletrônica e Mecânica, para reconhecimento de elementos essenciais referentes ao ato de estudar. De outubro a dezembro do ano passado, foram realizadas oito oficinas para trabalhar técnicas de estudos, memória e concentração, gestão do tempo e controle da ansiedade de provas. Foram usados jogos, testes de memória e livros relacionados aos temas.

Como estudantes bolsistas do projeto, Isabel Miranda e Renato Nogueira foram os responsáveis pela apresentação do trabalho no Sepei. “Não esperávamos ganhar, mas, com certeza, a premiação está sendo importante porque é uma resposta de todo o trabalho que tivemos”, contam os alunos do curso técnico integrado em Eletroeletrônica

Isabel e Renato participam das atividades referentes ao projeto desde o início, em 2022, e garantem que as técnicas de estudo dão certo. “São muito úteis e conseguimos aplicar, como alunos, o que ajudamos a ensinar no projeto, adaptando da nossa forma. Aprendemos muito com o projeto.”

Jogo da dengue

O trabalho “Conscientização da dengue através de jogos digitais”, de autoria de André Bonetto Trindade, João Gabriel Francez, Joice Luiz Jeronimo e Maria Rita Neves de Lemos, ficou em primeiro lugar na Divisão temática 4: Processos produtivos, tecnologias e tendências para o presente e o futuro.

Desenvolvido como projeto de extensão no curso técnico integrado em Eletroeletrônica, o jogo é uma forma divertida de aprender a identificar e eliminar os focos do mosquito transmissor da dengue. Com o título de “Francisca: sem tempo para a dengue”, ele está disponível gratuitamente nas versões web e mobile. O público-alvo do jogo são estudantes, principalmente do ensino fundamental.

Este é o segundo prêmio do projeto. Em abril, o Jogo da Dengue  venceu a categoria Inovação do prêmio Joinville Faz Bem 2024, promovido pela NSC TV. Para a aluna bolsista Maria Rita, ver seu trabalho premiado é emocionante. “Quando a gente está fazendo o trabalho, não imagina que vai ter essa repercussão. É incrível!”, conta a aluna.

Mesmo inscrevendo o trabalho na modalidade on-line, Maria Rita fez questão de participar presencialmente das demais atividades do Sepei, em São Miguel do Oeste. “Apesar de atravessar o estado, a viagem valeu cada momento, valeu ver cada projeto e as conversas com o pessoal dos outros câmpus. Já estou ponderando sobre novas ideias.”

Quem também ficou feliz com o reconhecimento foi o aluno João Gabriel, que participou como voluntário no projeto, para ver como é realmente trabalhar na área que lhe interessa, de desenvolvimento de artes para jogos digitais. “Eu aprendi como realmente funciona isso. E os prêmios motivam mais a continuar.”

Grupo Florescer

O trabalho “Grupo de Pesquisa Florescer: fomentando ensino, pesquisa e extensão no Instituto Federal de Santa Catarina”, de autoria de Luana Cláudia dos Passos Aires, Nicole Berger, Patricia Fernandes Albeirice da Rocha e Rafaela Lemke Esteves, ficou em segundo lugar na Divisão temática 4: Processos produtivos, tecnologias e tendências para o presente e o futuro.

No trabalho, as alunas bolsistas do bacharelado em Enfermagem, Nicole e Rafaela, relataram a experiência do grupo de pesquisa Florescer, iniciado em abril de 2023 no Câmpus Joinville, e os benefícios que tem trazido para o IFSC.Trata-se do resultado de uma pesquisa que verificou a influência do grupo de pesquisa na produção científica de professores e alunos. Um dos dados, por exemplo, revela que 27% dos alunos participantes do Florescer só começaram a produzir artigos e trabalhos científicos após ingressarem no grupo de pesquisa.

“O grupo ensina a fazer pesquisa, aprofunda o conteúdo de metodologia científica visto em sala de aula e realmente faz a gente colocar em prática a pesquisa na área de saúde”, conta Nicole. “É uma fonte de conhecimento. Antes, eu não tinha conhecimento sobre artigos e escrita científica. Como quero fazer Residência em Enfermagem, estar no grupo vai me dar experiência e as premiações vão agregar pontos no currículo”, explica Rafaela.

Além disso, Nicole e Rafaela acreditam que a premiação no Sepei vai dar mais visibilidade ao grupo de pesquisa e incentivar os alunos a continuarem no grupo e a desenvolverem mais projetos de pesquisa e extensão. Atualmente, o Grupo de Pesquisa Florescer tem três projetos de extensão - Gestando Juntos, Maternando Juntos e Lúdico na Educação e Saúde. Na área de pesquisa, além da pesquisa premiada, tem diversos trabalhos de conclusão de curso (TCC). 

Neste ano, o grupo está começando um projeto de consultoria sobre enfermagem e aleitamento materno, contemplado pelo Edital 02/2024/Proppi/Universal do IFSC. “O prêmio vem consolidar a importância do grupo de pesquisa na instituição, articulando ensino, pesquisa e extensão”, ressalta a coordenadora, Luana Claudia dos Passos Aires.

EVENTOS CÂMPUS JOINVILLE