Câmpus Lages realiza torneio de Robótica Sumô

ENSINO Data de Publicação: 13 dez 2024 10:52 Data de Atualização: 13 dez 2024 16:22

No último dia 18, o Câmpus Lages do IFSC promoveu um torneio de robótica. A competição ocorreu como atividade final da disciplina de "Projeto Integrador II", do curso de Mecatrônica (Fase IV). A competição foi na modalidade Robô Sumô, onde os robôs são autônomos e trabalham por programação inicial dos alunos. O torneio ocorreu no Hall de Entrada do Câmpus.

O principal objetivo do torneio de robôs foi proporcionar aos alunos uma atividade prática, onde eles pudessem aplicar os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso, e ainda criar novas habilidades em um ambiente de competição. “O trabalho em equipe, a organização e o cumprimento do cronograma foram alguns dos pontos avaliados, além do próprio funcionamento dos robôs. Acredito que tenha sido uma experiência importante, por incentivar a autonomia dos alunos em buscar soluções para os problemas que iam encontrando, preparando-os para os desafios que irão encontrar no mercado de trabalho", explica o professor Jeferson Freytag, um dos organizadores do torneio. O outro responsável foi o professor Rogério da Silva.

Sobre o torneio

O torneio foi de pontos corridos, onde todos batalhavam todos contra todos. Foram cinco equipes em um total de dez batalhas, cada uma delas composta por três rounds de um minuto cada. O vencedor ganhava três pontos, empate um e derrota 0 pontos. O objetivo era localizar e empurrar o adversário fora do ringue. Lembrando que os robôs eram autônomos, ou seja, não tinham nenhum controle externo.

“Acredito que o torneio foi uma ótima iniciativa, pois promove integração, prática tecnológica e criatividade entre os alunos. Fiquei muito feliz em participar e conquistar o primeiro lugar, além disso, tenho certeza que esse torneio veio a inspirar os novos alunos do curso técnico em Mecatrônica e que, sem dúvidas, fortaleceu ainda mais o curso no câmpus", conta o estudante Rafael Dolçan, que compunha a equipe campeã, Starktech, junto da aluna Maria Luíza Orso Rocha. Em segundo lugar ficou a equipe Vortex Field, dos alunos Nicolas Kauê da Mota Rates e Vitória Souza de Oliveira.

Rafael está envolvido na robótica há um tempo. Ele participou do torneio ocorrido no Sepei, neste ano de 2024, e defende que o ensino da modalidade ajuda e contribui com sua formação e vida profissional. “A robótica tem transformado minha formação ao unir aprendizado prático, inovação e trabalho em equipe. Algo que também nos levou a criação da equipe IronHeart dentro do câmpus (a antiga Starktech, que veio a representar o campus no torneio de robótica da SEPEI 2024), no qual foi um marco para mim e os outros integrantes, permitindo transformar ideias em projetos reais", complemente.

E não para por aí, ele agora se prepara, junto com a equipe, para um novo desafio: um torneio internacional de robótica que será realizado no ano que vem. “E isso também nos proporcionou uma nova oportunidade e desafio, dessa vez representar o IFSC na RCX - RoboCore Experience, o maior torneio de robótica da América Latina, no torneio IronCup - 2025, modalidade robôs de combate. Essas experiências que o IFSC nos fornece, está reforçando ainda mais a minha paixão pela engenharia e sem dúvidas moldando habilidades essenciais para minha vida e carreira", complementa.

 

 

ENSINO EVENTOS CÂMPUS LAGES