INSTITUCIONAL Data de Publicação: 30 jul 2025 14:41 Data de Atualização: 30 jul 2025 16:27
O Comitê Adjunto de Governança Institucional do IFSC publicou esta semana o Relatório referente ao período de 2021 a 2025. Segundo o Relatório, o Índice de Governança, Sustentabilidade e Gestão (iESGo) do IFSC está em 74%, acima da média dos órgãos da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e em segundo lugar entre as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Em 2021, o índice de governança e gestão do IFSC era de 36,9% e hoje está em 68,5%. Se considerado o índice e todas as suas variáveis, como a sustentabilidade ambiental, social, gestão de tecnologia da informação e segurança da informação, gestão de contratações e gestão orçamentária (índice iESGo) é de 74%.
Segundo a diretora executiva do IFSC e coordenadora do Comitê, Andrea Martins Andujar, “isso significa o reconhecimento dos órgãos de controle, especialmente o Tribunal de Contas da União (TCU), das boas práticas de gestão e governança: transparência, ética, uso eficaz dos recursos e serviços, investimento em TI, preocupação com inovação e sustentabilidade e condução das políticas educacionais”.
Para Andrea, o significativo aumento dos índices é um reflexo da preocupação da atual gestão com a governança e a integridade, “um legado que será repassado à próxima gestão do IFSC, estruturando um caminho consistente para fortalecer a cultura da integridade, da transparência, da responsabilidade socioambiental e da inovação institucional”.
A diretora executiva detalha que o IFSC chegou a esses números positivos ao adotar um modelo de gestão que prioriza a transparência e a accountability. Para isso, são adotadas ações como: publicação de todos os atos institucionais no portal da transparência; divulgação de atas, decisões dos colegiados e relatórios institucionais; realização de consultas públicas para construção de documentos estratégicos, como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e as políticas institucionais, além da publicação do Relatório de Gestão, que apresenta o desempenho institucional e a gestão dos recursos públicos.
Andrea destaca ainda que a preocupação com a gestão se reflete nos serviços prestados à população, na qualidade da educação oferecida, no fortalecimento da confiança da sociedade, na valorização da gestão participativa e no uso adequado dos recursos públicos.
Entre as ações que devem ter continuidade e/ou melhoria estão:
- Fortalecer a cultura da integridade, da ética e da transparência;
- Consolidar a implementação da gestão de riscos em todas as unidades;
- Fortalecer os processos de gestão de riscos de TI e de segurança da informação;
- Ampliar o uso de soluções inovadoras para apoiar a governança institucional;
- Fortalecer as práticas de gestão de riscos e fiscalização contratual;
- Fortalecer os núcleos de inclusão e as ações afirmativas;
- Monitorar e aprimorar continuamente as políticas de assistência estudantil, acesso, permanência e êxito;
- Dar continuidade à implantação das boas práticas da gestão 2021-2025, reconhecidas pelos órgãos de controle e pela comunidade acadêmica;
- Atuar fortemente no combate ao assédio e em todas as formas de violência no IFSC;
- Continuar atuando na promoção da integridade e da ética, prevenindo conflitos de interesse e práticas que possam comprometer a missão institucional.
Conheça a estrutura de governança do IFSC
O (IFSC) adota uma estrutura de governança orientada pelos princípios da integridade, da transparência, da responsabilidade e da geração de valor público. Essa organização está formalizada na Política de Governança, Integridade, Riscos e Controles Internos da Gestão (PGIRC), instituída pela Resolução do Conselho Superior nº 08/2021.
A PGIRC tem por finalidade estabelecer os princípios, diretrizes e responsabilidades mínimas que devem ser seguidas por todos os agentes públicos que atuam na instituição, visando garantir uma atuação alinhada aos interesses da sociedade, com foco na eficiência, na efetividade e na conformidade dos processos.
Os colegiados estratégicos em garantir essa Política no IFSC são o Comitê de Governança, Integridade, Riscos e Controles Internos da Gestão (Comitê de GIRC). Esse comitê é composto pelo reitor, pelos pró-reitores e pelos diretores-gerais dos câmpus.
Já o Comitê Adjunto de Governança Institucional é subordinado diretamente ao reitor e é responsável por desenvolver estudos e proposições ao Comitê de GIRC (Comitê de Governança, Integridade, Riscos e Controles Internos da Gestão). Atualmente é composto pela diretora executiva Andréa Martins Andujar; pela pró-reitora de Desenvolvimento Institucional Sabrina Moro Villela Pacheco, pelo diretor de Gestão do Conhecimento Oizes Vieira Mendes, pela diretora de Comunicação Geisa Golin Albano e pelo assessor técnico Luiz Alberto de Azevedo.