Comunicadores do IFSC discutem desafios do setor e encaminham demandas

EVENTOS Data de Publicação: 29 nov 2024 15:50 Data de Atualização: 29 nov 2024 16:00

Comunicação em rede, divulgação científica, marketing no serviço público e inteligência artificial foram alguns dos temas discutidos esta semana no Encontro de Comunicadores do IFSC, que reuniu servidores que atuam no setor na Reitoria e nos câmpus. O evento foi realizado entre 26 e 28 de novembro, no Câmpus São José.

Os temas da comunicação em rede e da divulgação científica foram abordados pelos jornalistas Daniel Nascimento Medeiros e Fabio Reynol de Carvalho, ambos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). As ações de comunicação da Embrapa são referência na comunicação pública brasileira e os profissionais compartilharam experiências exitosas da empresa, além de desafios.

A também jornalista Jéssica Nazario, da empresa Ozoncare, falou sobre marketing e planejamento de comunicação, com foco na realidade das instituições públicas. 

Na avaliação da diretora de Comunicação do IFSC, Geisa Golin Albano, um aspecto importante do encontro deste ano foi a participação de vários servidores que começaram recentemente a ocupar o cargo de relações externas nos câmpus. “Os temas mais abordados pelos participantes estavam relacionados à comunicação em rede e planejamento da comunicação, e por conseguinte, à falta de pessoas nos setores de comunicação dos câmpus e da Reitoria, o que gera baixa possibilidade de planejamento, além do acúmulo de funções e temas diversos à comunicação assumidos pelos relações externas”, descreve Geisa.

A comunicação do IFSC se orienta pela Política de Comunicação, que teve a segunda edição publicada em 2022, da qual derivam vários manuais práticos que foram apresentados durante o encontro: Redação, Planos de Comunicação, Marca, Editoração, Gestão de Crises e Relacionamento com os Meios de Comunicação. Os servidores também receberam capacitação para a realização de transmissões ao vivo, tema para o qual também há manual específico.

A problemática do atendimento regionalizado pelos jornalistas de câmpus também foi um tema discutido. “Foi possível observar mais preocupação e participação dos colegas jornalistas regionalizados, muito em virtude do grupo de trabalho que está discutindo a jornada dos servidores regionalizados no IFSC dentro do Colegiado de Desenvolvimento de Pessoas”, observa Geisa.

O encontro resultou na Carta de São José, onde os comunicadores elencaram quatro questões da área que serão encaminhadas à gestão do IFSC. Acesse a Carta de São José.


 

EVENTOS